Troca de famílias
Mesmo havendo muito lixo televisivo, que impera amplamente na mídia, em todos os canais, sem exceção, temos um programa que podemos destacar como sendo uma fonte de observação sobre os comportamentos humanos, que é o “Troca de famílias”, da TV Record. Esse programa consiste em se fazer a troca das esposas ou dos maridos, entre duas famílias, por uma semana, período esse em que eles ficam incomunicáveis com os próprios familiares, vivendo outras realidades de vida.
Vou lhes relatar alguns casos, cada qual com características bem marcantes e educativas, pelo menos para os que tenham a sensibilidade de analisar situações e comportamentos, sem fazerem julgamentos precipitados ou tendenciosos. Um dos casos foi a troca de maridos, entre um sítio modesto, no meio de um vilarejo nordestino, e uma casa em bairro nobre de São Paulo, de onde pudemos aquilatar o quanto de nobreza podemos encontrar em um humilde sitiante, esbanjando exemplos de amor, dignidade e força de trabalho. Esse homem deu uma lição de vida aos familiares do outro marido, que é culto, de posição social invejável, o que o fazia sempre ausente da própria roda familiar, a ponto de um dos seus filhos ter-se tornado um “esquisito”, cheio de tatuagens e piercings, além de se vestir de forma bizarra, sempre com atitudes hostis para com o pai. O interessante é que a esposa do nordestino “consertou” o pai engravatado, vindo ele depois a se declarar com os familiares, chorando, pedindo desculpas e prometendo que iria mudar, isso em meio a um abraço caloroso entre o pai e o filho rebelde, que também já havia crescido em espiritualidade, graças ao pai postiço, que lhe havia ensinado a importância da vida com amor e respeito entre pais e filhos.
Os outros casos foram todos trocas das esposas, um dos quais realmente me emocionou, pela alegria e reciprocidade de gentilezas entre as mães postiças e as duas famílias de classe média, sendo uma no Brasil e a outra em Portugal. Em outro programa, uma senhora abastada levou muito carinho e esperança a uma família favelada, sendo que a esposa humilde foi tratada pela família emprestada de forma a ela se sentir vivendo um “conto de fadas”. Foram dois espetáculos de rara beleza e humanismo.
O caso seguinte foi a troca de mães, uma delas sendo rica, com sua família bem estruturada; porém ela havia feito operação do estômago para perder muito peso, o que lhe dava certa insegurança e complexos, principalmente quando ela viu fotos da outra esposa, possuidora de um corpo “malhado” e sensual. A partir daí ela começou a evidenciar os defeitos dessa outra, que mantinha a casa em desordem, muito suja e, ainda por cima, deixando de cuidar adequadamente da alimentação da própria filha, tendo como preocupação principal apenas a beleza do seu corpo, ficando pois os cuidados da casa com o marido. Enquanto uma se exibia com bikinis minúsculos, fazendo a alegria dos homens da família, a outra colocava a casa em ordem, entrando em conflito com o marido postiço, que não aceitava críticas em relação à sua “linda” mulher. Tivemos aí demonstrações de apego, de exibição grotesca, de submissão cega, de ciúmes e de irresponsabilidade, pondo a nu muita mentalidade de cunho negativo.
Agora, o que me causou espécie de verdade foi a troca de mães entre duas famílias, cujos maridos são presidentes de escolas de samba, representativas de dois clubes de futebol ultrarrivais, onde presenciamos atitudes verdadeiramente ignóbeis, mostrando a imbecilidade fanática de pessoas que pautam suas vidas em função da inutilidade em pertencer a determinado clube profissional, transmitindo negatividades para os próprios filhos, criando toda sorte de hostilidades contra outras famílias, consideradas como inimigas figadais, simplesmente por terem elegidos outros times de futebol! Foi o único programa em que a produção foi obrigada a interferir, permitindo que um dos maridos telefonasse para sua esposa, por ter sabido que ela havia sido hostilizada de forma ameaçadora, quando da sua visita na quadra da escola de samba rival, jogando assim água fria na fervura! _Tudo isso é muita estupidez gratuita.