As aventuras de Tonico - Meninos não morrem no Natal...

      Até os 12 anos de idade fui perseguido por um medo irracional da morte, alimentado por um estranho e atroz pressentimento de que teria morte prematura, de que jamais atingiria a idade adulta. Por causa disso, eu era muito impressionável com coisas que se referiam à fatalidade da morte.
      Certa vez, ouvi o meu irmão mais velho, o José, contar uma história estranha e sobrenatural para a minha mãe. Disse ele que uma menina, olhando para o céu, tinha visto uma porta e que morrera misteriosamente quando completaram exatos 8 dias da visão. Sempre impressionável, gravei a história no meu subconsciente e evitava a todo custo olhar para o céu, com medo de divisar a porta fatídica. Mas existe uma espécie de mórbido masoquismo no caráter neurótico e eu, contra a vontade, muitas vezes olhava demoradamente para o céu. Em certas ocasiões, eu via, - oh, temível descoberta! – uma abertura entre as nuvens, parecendo uma porta. Seria a porta do céu? Se fosse, a minha sorte estaria selada!...Voltava para a casa triste, sentindo-me como um condenado à morte. Quase não comia nem dormia direito até completar 8 dias da suposta visão da porta do céu. Como não morria no oitavo dia, ficava aliviado e feliz. Até o próximo alarme falso.
      Mas não parecia alarme falso uma abertura brilhante que eu, menino de 9 anos, vi no céu de São Luís do Maranhão, perto das festas de Natal e Ano-Novo. Aquilo, sim, com certeza era uma porta!
      Baixei a cabeça e caminhei tristemente para casa. Dessa vez eu estava mesmo condenado... Minha mãe viu-me entrar assim e perguntou:
      - Que foi, Tonico, que aconteceu? Brigaste?
      - Não, senhora...
      - Então, por que estás assim tão triste, menino?
      Não respondi e comecei a chorar copiosamente. Minha mãe alarmou-se mais:
      - Meu Deus, o que te aconteceu, fala!
      - Mamãe, eu vi a porta!
      - Que porta, menino, que porta? - claro, a minha mãe já estava completamente esquecida daquela conversa do José sobre fatídicas visões de portas no céu.
      - Nada, nada, mãe, na verdade estou com dor de barriga.
      - Então, te deita e espera aí que vou lá na casa da tua avó, buscar umas folhas de boldo para te fazer um chá. Além do mais, preciso ajudar na arrumação do presépio. Daqui a 8 dias será Natal.
      - O que a senhora disse? Quando é Natal?
      - Daqui a 8 dias.
      - Mamãe, meninos morrem no Dia de Natal?
      - Claro que não! Papai Noel quer que eles estejam bem vivinhos para brincarem com os presentes que ele deixa.
      - Graças a Deus, mamãe, graças a Deus, não vou morrer mais! - e eu saltitava como um cabrito, numa alegria que não tinha mais tamanho.
      - Claro que não, estás doido? Onde é que já se viu morrer de uma simples dor de barriga?
Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 25/07/2009
Reeditado em 22/03/2011
Código do texto: T1719092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.