O pequeno Einstein

No começo do século passado, durante palestra proferida por um professor da Universidade de Berlim, querendo ele provar que a fé é apenas um mito, perguntou a um aluno presente se achava possível que Deus tivesse criado realmente tudo que existe, ao que o aluno respondeu que sim. Foi então que o palestrante mostrou, orgulhosamente, o seu argumento: “_Muito bem, já que você concorda, então também está concordando que Ele criou, entre todas as coisas, inclusive o “mal”, o que prova que Deus não é todo bondade, ou seja, Ele é mau, pois criou a violência, a desonestidade, o egoísmo etc.”.

Em seguida, outro aluno se manifestou, perguntando ao professor: “_O senhor acha que o frio existe?”, ao que ele respondeu imediatamente: “_É claro que sim. Então você não sente frio?” Em seguida o aluno explicou, cientificamente, que o frio não existe, porque ele apenas é a manifestação da baixa intensidade de calor, pois definimos o chamado “zero absoluto”, quando a ausência de calor for total. Da mesma forma, a escuridão também não existe, sendo ela o resultado da falta de luz – a escuridão não pode ser estudada e medida, já a luz e o calor sim, pois não conseguimos definir o quanto de frio ou o quanto de escuridão existe em um determinado momento. Através desse raciocínio, o estudante acabou por demonstrar que o mal também não existe, pois ele seria apenas a ausência do bem, logo o mal não é criação de Deus, ele seria apenas uma forma de negar a existência do Criador.

Esse rapaz foi aplaudido de pé pela plateia, fazendo assim o professor abaixar a cabeça. Em seguida, ao ser inquirido pelo reitor da universidade, o aluno declarou o seu nome – “_Albert Einstein”.

Pois bem, até onde a ciência podia chegar, o menino Einstein foi perfeito, deixando o eminente palestrante em uma verdadeira “saia justa”, perante centenas de ouvintes. Ele poderia ter ido ainda mais longe, se falasse sobre o silêncio, que também não existe, pois ele depende da maior ou menor quantidade de ondas sonoras, já que não podemos medir o quanto de silêncio temos em certo momento, mas podemos medir o som em decibéis ou em velocidade, conforme seja a sua propagação no meio-ambiente, desde que não seja no vácuo, que também é algo que não existe por si só. Agora, vou mostrar que o homem mais inteligente do mundo também comete enganos, porque a Física, ou qualquer outra ciência humana, encontra-se engessada na materialidade pura das coisas, portanto, por maior que seja a eminência do cientista, os assuntos relativos à espiritualidade estão além do seu limite de compreensão e conhecimento, daí haver afirmações incorretas e falhas nas deduções.

O mal, como sendo manifestação das energias espirituais negativas, existe de verdade, assim como o bem, e ambos são criações divinas sim, porque são necessários para a evolução e prosperidade da criatura humana. O Criador, que está no comando de tudo, faz uso das energias negativas toda vez que houver necessidade de se criar condições adversas a serem enfrentadas e vencidas pelas ações de cunho positivo. Sem o negativo, não haveria progresso do positivo, assim como ninguém consegue vencer contendas que não tenham adversários a serem derrotados. Um fator de grande importância é a necessidade criada em estarmos sempre preparados para enfrentamentos adversos, só assim buscamos o caminho do crescimento espiritual, a única maneira de acompanharmos a evolução que a vida nos oferece. Não podemos nos manter na inércia, desde que tudo no mundo está em constante mutação – tanto tudo isso é verdade que, ao nos deixarmos levar pelo lado negativo, por acharmos ser mais fácil, ou por preguiça, ou por falta de coragem, ou até por ignorância ou burrice, passaremos a tropeçar e a cair até mesmo com pequenos problemas, que poderão nos levar incontinenti a desgraças e a processos depressivos, em grande parte sem possibilidade de volta – isto é verdade, é real, é natural.

Quero aproveitar este gancho para afirmar, com todas as letras, que a doença também não existe, pois ela é a indicação de que está havendo escassez de saúde, assim como a escuridão é a falta de luz e o frio é a ausência de calor. Em próxima oportunidade, poderemos entrar em maiores detalhes.

Moacyr de Lima e Silva
Enviado por Moacyr de Lima e Silva em 05/07/2009
Código do texto: T1684234