"Graças a Deus"

Numa cidade interiorana, havia um programa de rádio, cujo objetivo era de arrecadar alimentos, roupas, agasalhos, colchões etc., para suprir as necessidades de famílias carentes, patrocinado pelas pessoas mais abastadas do local, que mandavam contribuições em quantidade, costumeiramente. No meio do anúncio do programa havia uma senhora já bem idosa que, toda vez em que era agraciada com essas contribuições, fazia questão absoluta de exprimir seu sentimento de gratidão, com muita ênfase, dando mostras de felicidade sem fim, sempre unindo as mãos para o alto e dizendo: “Graças a Deus, bendito seja o Pai Celestial”.

Ora, sabemos que, no meio da sociedade elitizada, vamos encontrar muitos membros que se dão ao trabalho de participar de campanhas meritórias apenas para demonstrarem que são possuidores de “bom coração”, e que se incomodam com a infelicidade do próximo, mas que, no fundo, esperam tirar algum proveito disso, nem que seja pelo simples prazer de “aparecer” perante os outros. Por essa razão, em meio aos “beneméritos” havia um empresário que era ateu convicto e já estava com o “saco cheio” da tal velhinha, pela sua demonstração de tamanha gratidão a Deus, embora sendo ela muito pobre e tendo que viver na dependência da caridade pública, portanto resolveu “pregar-lhe uma peça”. Então, num determinado dia, ele deu ordens ao seu secretário para montar uma grande cesta de alimentos e iguarias e levá-la até a casinha da senhora, entregando-lhe em mãos, dizendo que tudo aquilo foi mandado por Satanás; assim ele queria saber qual seria a reação dela e queria ver se ela iria aceitar a oferenda “do mal”.

Não deu outra, imediatamente ao receber a cesta tão farta a velhinha caiu de joelhos e começou: “Graças a Deus!! Muito obrigada, meu Deus!! Eu estava sem comida para amanhã... Deus é grande!!” – foi então que o secretário, maliciosamente, perguntou a ela se gostaria de saber quem tinha enviado tudo aquilo, ao que ela respondeu imediatamente: “Não precisa dizer, meu filho, porque, quando Deus manda, até o Diabo obedece”!!!

A incrível capacidade de agradecer por todas as coisas, com a certeza de que o Criador está no comando de tudo, e que Ele não desampara ninguém que consiga vivenciar o sentimento de gratidão, do fundo da alma, é o caminho da salvação dessa mulher, porque o Amor de Deus se manifesta não só nas coisas boas da vida, mas também nas adversidades, que servem para nos fazer crescer em individualidade, provocando assim a nossa ascensão espiritual, isto desde que o mundo é mundo. Como o homem, desde os tempos remotos, acredita que os problemas financeiros, de conflitos e de doenças fazem parte da ação das forças negativas, ou seja, tem uma visão estreita e simplista a respeito das determinações de Deus, veio então a provocar uma era de tropeços e tombos, enfiando-se cada vez mais em labirintos e becos sem saída, chegando aos dias de hoje sem saber como agir para sobreviver nesta civilização maluca, por ele mesmo construída, e, o que é pior, sem perspectivas alentadoras pela frente.

Por exemplo, se desde o início o homem, ao pegar gripe, aceitasse isso como sendo o Amor de Deus, agindo para eliminar as impurezas do seu corpo e sangue, não iria combatê-la com remédios - ele iria entender que a gripe é um processo de recuperação natural, para alcançar a verdadeira saúde. Se ele tivesse agido dessa forma, com certeza não existiriam as milhares de doenças que se proliferam hoje! Assim, ao invés de aproveitar o sofrimento como sendo a manifestação do Amor de Deus para a concretização do seu crescimento, o ser humano ignorou essa verdade, e ainda por cima lutou contra isso, interpretando que o sofrimento é produto da força negativa. Foi por aí o ponto de partida do crescimento do pensamento materialista e do desenvolvimento desordenado do Planeta – foi esse o maior pecado cometido pelos nossos ancestrais, deixando-nos um legado a ser revertido, urgentemente, se ainda estivermos almejando algo que possa representar uma civilização digna de homens de verdade, que estejam preparados para receberem o Amor de Deus em sua totalidade, com profundo sentimento de gratidão.

Moacyr de Lima e Silva
Enviado por Moacyr de Lima e Silva em 18/06/2009
Reeditado em 11/01/2011
Código do texto: T1654411