VIDE BULA






                                            Composição



Uma montanha de tranqüilidade. A voz é calma, pausada e vibra em perfeita harmonia, mas não se iluda. Este é apenas o ser aparente. Dentro dele, um anjo rebelde tem sede de vida. Amante insaciável incorpora a experiência em sua plenitude. Por outro lado, é capaz de virar a página, depois de viver com extrema intensidade cada segundo.


Em outros momentos se isola. Na verdade não apenas ele: eles. Seus lados, vozes, paradoxos. Balanças que pendem para um lado ou outro. Uma bússola mutante. A direção pode ser aquela e em menos de cinco minutos, outra. O que não era interessante, de repente, passa a ser. Por que não? Ele não se aflige. Sabe onde pisa. Ainda que nem sempre conheça o caminho. Na verdade, ele prefere o itinerário desconhecido desde que esteja no comando.


E a doçura? Profunda como a sua acidez. Um ser doce para poucos. E arisco com os que ultrapassam, sem convite, a fronteira que demarca seu mundo. Quem entrou (ou entrará) em sua vida, sabe. Ele é seletivo e exigente, sem ser moralista. Não há a menor pressa em estabelecer a confiança. Isso demanda tempo. Quer tentar? Esteja preparado. Não será fácil, embora ele nunca passe a impressão de que dificultará nada. Apenas não facilita, afinal não veio ao mundo para isso.




                                          Propriedades


Sensibilidade. Ele intui. E percebe o seu entorno. Paciência. Tanta que parece infinita. Olhar. Ele vê longe. Embora nem sempre explicite isso. Afinal, para quê? Diplomático. Sempre? Não mais. Ele sabe que há momentos em que não se pode agradar a todos.


Inteligência singular. Diante de seu posicionamento insólito, das ligações que faz para desvendar outros sentidos, você irá se perguntar muitas vezes: por que eu não pensei nisso antes? E logo entenderá que ele deu um passo a mais. Viu além. Não se reteve na camisa-de-força da lógica.
Percebeu outras possibilidades, ponderou e concluiu. Conclusões de uma beleza desconcertante.


E a admiração nasce nas pinceladas de um pensamento com vida própria. As hipóteses, teses, teorias, num instante, parecem tolas diante de uma frase genial. O berço da originalidade. A idéia que ilumina cantos nunca antes visitados.


Agilidade. Tente ser mais rápido! Pode ser estimulante, mas improvável que o acompanhe. E quando acontece, uma alegria se conecta ao prazer que este ritmo particularmente intenso proporciona.


Generosidade. Ele surpreende. Quando você menos espera, terá o seu melhor. Ouve com atenção e a verdade aparece em cada uma de suas intervenções. A este homem interessa uma espécie de ética que nada tem a ver com moralismo barato, nem hipocrisia. Ele não julga. Tenta entender. É mais humano. E bem mais difícil. Talvez, por isso mesmo, prefira assim. Quem gosta de coisas fáceis?


Senso de humor. Um capítulo à parte. Sua ironia tem origem e destino. Provoca e deseja a reação. A graça se faz junto ao outro. E rir passa a ser uma linguagem composta pela observação fulminante das coisas.




                                               Interações



Não o coloque diante de pessoas inconsistentes e desleais. Ele não tolera quem exerce a força truculenta e atropela as pessoas que não estão em condição de revidar. Não o exponha a covardias e injustiças se quiser evitar sua repulsa. Ele sabe que a vida não é um mundo encantado. Mas faz a sua parte para que seja mais justo.


Todos os estereótipos e preconceitos, na sua presença, correm perigo. Ele adora exterminá-los. Nadar contra a corrente, estar na contramão são fontes de motivação. Não queira defini-lo. Não pense que ele possa se encaixar numa única forma de ser. Embora faça parte de estruturas sólidas, sua vida interior é vasta demais para ser contida em funções.




                                         Reações Adversas


Não abuse de sua boa vontade. Se ele deixou claro o que pensa sobre uma coisa e a importância disso, não adianta fazer de conta que não percebeu. Esse homem odeia ter que repetir o conflito. Nada contra os problemas, mas que não se arrastem no mesmo tema.


Ele respeita quem se respeita. Não se faça de vitima nem subestime sua perspicácia. Ele odeia os que fazem de sua dor uma bandeira. Não adianta. Ele se sensibiliza com quem luta. E não com quem manipula.


Não o cobre pelo que disse ontem. Não reside aí sua coerência, mas sim sua liberdade. Ele muda de idéia. O que era muito importante, pode não ser mais. E isso significa apenas que ele se reserva o direito de mudar. Mudar com o tempo e as circunstâncias. Desapego. Desligamento. E outros espaços surgem. Há sempre lugar para o novo na vida deste homem que vive o presente.


O futuro? Ele anda muito mais interessado no dia de hoje. O que irá fazer amanhã? Não perca seu tempo buscando descobrir. O instante é agora.



                                          Efeitos Colaterais




Você nunca mais será o mesmo desde o primeiro instante em que cruzar seu destino. Ele traz a marca daqueles que mudam outras vidas. É irreversível. Se você for inteligente, não se espantará ao perceber que cresceu. Se, ao contrário, a pessoa for mal-resolvida ou invejosa, cuidado. Passará a projetar nele uma imagem distorcida. Por quê? Nem todo mundo suporta estar ao lado de quem é melhor.


O que penso sobre tudo isso? Nem cheguei perto! Minha credibilidade, após uma década, ainda está em construção. Ele diz que progredi muito, mas, o caminho ainda é longo. Muito longo!


Preciso dizer mais alguma coisa?


Ah! Contra-indicações! Se você for capaz de resistir, nenhuma.



http://www.dolcevita.prosaeverso.net
Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 01/06/2009
Código do texto: T1627126
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.