QUEM QUER A PAZ?
ESSE É O ANO DE 3.825.
NADA DE ANORMAL OCORRE POR ESSES TEMPOS, TUDO É CALMO, SEM SURPRESAS, DENTRO DA ORDEM, DA LEI E DA CAMARADAGEM.
E JÁ FAZ MUITO, MUITO TEMPO MESMO QUE ASSIM O É.
AS PESSOAS DESSE TEMPO NÃO SABEM O QUE É OPRESSÃO, RESCESSÃO, GUERRAS, CONFLITOS, BOMBAS, DESEMPREGO, FOME, DOENÇAS, MORTE. O PASSADO DELAS, POR MAIS REMOTO QUE SEJA, NÃO TRAZ LEMBRANÇAS FUNESTAS. MAS TAMBÉM NÃO POSSUI GRANDES HERÓIS, OU GRANDES PENSADORES, VALOROSOS LUTADORES OU DEFENSORES DOS DIREITOS DE UMA NAÇÃO. NÃO COMPORTA EMOÇÕES INCONTROLÁVEIS SENTIDAS POR VITÓRIAS ALCANÇADAS E SIGNIFICATIVAS SEJA NAS ÁREAS POLÍTICA, SOCIAL, HUMANA OU ECONÔMICA. POR ESSES TEMPOS, NINGUÉM OUVE FALAR, DE JEITO NENHUM, NOS ANOS DO SÉCULO XX.
................................................................................
SÉCULO XX.
"QUEREMOS A PAZ! SOMOS PELA PAZ!
O QUE SEREMOS NÓS SE CALARMOS A VOZ DO DESEJO DE HARMONIA?
NOSSA SOLIDARIEDADE SERÁ CAPAZ, AFINAL, DE SUPLANTAR TANTOS EQUÍVOCOS.
QUEREMOS A PAZ! SOMOS PELA PAZ!
MORREREMOS, SE PRECISO FOR, POR UM POUCO DE PAZ!
CHEGA DO ESPOUCAR DE BOMBAS, CHEGA DE CHORARMOS OS MORTOS. NÃO QUEREMOS MAIS GUERRAS. QUANTOS JÁ SUCUMBIRAM, TODOS EM PROL DA PAZ? QUAL SERÁ O TEMPO DE PÔR FIM AO FIM?
DEIXEMOS FLORESCER A FLOR DO BEM QUERER E DO AMOR. ESPREITEMOS BRILHAR NO CÉU A ESTRELA GUIA DO AMANHÃ VENTUROSO...
AMÉM!
...........................................................................................
ERAM ESSES E MUITOS OUTROS OS BRADOS DAQUELA GENTE QUE VIVIA NO SÉCULO XX. AQUELA GENTE TODA NÃO TINHA CONHECIMENTO DO QUE ERA REALMENTE VIVER EM PAZ. QUANDO NÃO ERA O SUL COM O NORTE, ERA O LESTE COM O OESTE GUERREANDO ENTRE SI PELAS MAIS DIVERSAS E VARIADAS CAUSAS.
AQUELA GENTE E TODOS OS SEUS ANTEPASSADOS CONVIVIAM COM A DISPUTA FERRENHA PELO PODER. OLHAVAM PARA TRÁS COM RANCOR, MAS TAMBÉM COM RESPEITO PELOS QUE HAVIAM MORRIDO TENTANDO PROMOVER A PAZ. JAMAIS PARARAM PARA PENSAR NO TAMANHO ABSURDO QUE ERA COMEÇAR UMA GUERRA PARA CONSEGUIR A TÃO SONHADA PAZ. FICAVAM DE OLHO NO ANO 2.000 QUE ERA ESPERADO COMO UM MARCO DE NOVOS E VENTUROSOS ACONTECIMENTOS, UMA NOVA ETAPA CÓSMICA SIDERAL. PENSAVAM TALVEZ, QUE AO MARCAREM OS CALENDÁRIOS O PRIMEIRO DIA DO ANO 2.000, ALGO MARAVILHOSO E MIRACULOSO ACONTECERIA.
E O TEMPO PASSOU.
EM 3.825 TODOS VIVEM A PAZ MAS NEM IMAGINAM QUE SEJA ESSE O NOME DA MESMICE, DA MONOTONIA QUE GRASSA PO ESSES TEMPOS.
NÃO POSSUEM TAMBÉM AQUELA ESPETACULAR ILUSÃO E ESPERANÇA DE QUE ALGO MUDARÁ MILAGROSAMENTE NA ENTRADA DO ANO DE 4.000. NÃO PODEM AMONTOAR-SE PELAS PRAÇAS AOS GRITOS DE "QUEREMOS A GUERRA", UMA VEZ QUE JAMAIS SOUBERAM QUE ISSO EXISTIU. NÃO PODEM DISPUTAR POR NADA COM NINGUÉM POIS TUDO É DE TODOS. NÃO TÊM A QUEM REINVINDICAR ALGO DIFERENTE, POIS ESSE POVO SE AUTO GOVERNA. NÃO TÊM A QUEM CULPAR, POIS O HERÓI QUE CONSEGUIU CONSTRUIR A PAZ, MORREU DE TÉDIO E SEU NOME NÃO CONSTA DE NENHUM LIVRO DE HISTÓRIA, POR QUE COM A PAZ PERMANENTE, A HISTÓRIA DEIXOU DE TER SIGNIFICADO E ENTÃO NUNCA MAIS FOI ESCRITA.
PELO RESTO DA ETERNIDADE DA HUMANIDADE, FICA VALENDO A MÁXIMA:
"CUIDADO COM O QUE DESEJAS, POIS PODES CONSEGUIR".
QUEM QUER A PAZ?
OBSERVAÇÕES DA AUTORA:
Não há nenhuma intenção de fazer apologia à qualqUer tipo de conflito.
É apenas um texto retratando hipotéticamente um fututo fictício.