O HOMEM E A SERPENTE

Nas Arábias, num país distante, um homem encontrou uma serpente quase morta a pauladas. Ele fazia o caminho de volta, depois de um dia trabalhoso no mercado. Mesmo assim teve pena da serpente e parou. Vou socorrê-la! Levou-a até sua casa, aplicando-lhe ungüentos e remédios de folhas medicinais. Deu-lhe leite. Saiu para sua barraca deixando-a imersa no sono. A noitinha, mal esperava a volta ao lar solitário. A serpente iria fazer-lhe companhia.

A serpente tratada e recuperada começou a pensar coisas mirabolantes: - “Por que esse homem me curou e me trouxe para sua casa?! Pelo que sei homem e serpente são inimigos desde Adão e Eva. A serpente levou a culpa na historia do fruto da árvore do conhecimento. Ela foi a responsável pelo castigo de Deus; por Ele ter expulso Adão e Eva do Jardim do Éden. O homem passou a detestar serpentes. Pensando bem, seria a serpente tão poderosa a ponto de desencaminhar Eva? A verdade é - desde que existe o mundo ficou determinado o Bem e o Mal. Não só a serpente merece culpa; Eva também optou pelo mal, concluiu a serpente. Vou mesmo é matar esse homem. Estava pensando e preparando o bote. Não estava acreditando na sua misericórdia de homem. Certamente me faria escrava do seus caprichos, pensou! Está preparando um golpe! Com certeza quer o meu veneno! Homem não pode ver cobra que mata”! Todavia... um anjo soprou no seu ouvido: - “Você, serpente, possui também o bem. É só escolher”. Depois do sopro do anjo a serpente perdeu o rumo. – O bem tomou conta de seu coração. O ódio que a dominava foi dissolvendo; e libertou-se do estigma do fruto da árvore do conhecimento e da maldade. – “Já escolhi! Este homem foi tão bondoso, não vou matá-lo”, falou aliviada. “Sairei de mansinho desejando que ele encontre uma mulher para ser sua companheira e não eu, uma serpente”. Deslizando saiu de fininho para a grande floresta ao lado.

Amor, com amor se paga!

Maria Eneida
Enviado por Maria Eneida em 07/05/2009
Código do texto: T1580195
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.