AS MOEDAS DE OURO DE TOLO

AS MOEDAS DE OURO DE TOLO

Pessoas vem e vão e todas tem seu lado normal e sua dose de loucura, algumas são totalmente loucas, agressivas e chegam a colocar em perigo quem se aproxima e outras são apenas cheias de manias e idéias estranhas , mas são calmas e não oferecem nenhum risco a ninguém, são maníacas e só

E a velha Maria Pinta era assim, cheia de manias e de idéias estranhas, mas perigosa não era; vinda de uma família pequena se acostumou a solidão e a bem da verdade o que ela menos gostava era de gente a sua volta , mesmo porque era muito arredia e não confiava em ninguém.

Sua historia de vida era bem estranha , porque quando era jovem sua feiúra espantava os rapazes e ela pensava que nunca ia arranjar um marido e sua família pensava o mesmo, sua única irmã era chamada a bela Carmem e apareciam candidatos para ela o tempo todo.

Na época em que viviam, as filhas mais velhas tinham de se casar primeiro e no caso de Maria estava difícil, mas seu esperto pai tinha seus planos prontos e quando Chico Pinto pediu a mão de Carmem, foi aceito e o casamento marcado e no dia do enlace, a noiva desfilou linda.

Depois do casamento, quando ele retirou o véu que cobria o rosto da noiva, quase desmaiou, porque ele se casou não com a bela Carmem , mas com a feiosa Maria; os convidados prenderam a respiração esperando uma reação violenta do enganada noivo, mas ele era de paz.

Ao aceitar o golpe sujo do sogro, Chico Pinto disse bem alto: tudo bem, eu aceito o logro, afinal eu preciso mesmo é de uma cozinheira e sei que Maria é uma ótima quituteira, foram para sua casa e tocaram a vida para frente, mas como não tiveram filhos, ela se viu só com a morte de Chico.

Cheia de manias desde jovem ,Maria piorou muito; com a solidão veio a avareza, ela não fazia comida e se os vizinhos não a socorressem morria de fome, mas na Vila de São João onde morava, todos comentavam que ela tinha um saco cheio de moedas de ouro e por isso não varria o lixo para fora da casa.

Ela guardava o lixo em um dos quartos da casa, com medo de perder alguma de suas moedas de ouro, mas isso era comentário do povo, na verdade ninguém sabia nada, apenas supunham e cada um que falava no assunto, aumentava um pouco a fantasiosa historia que se tornou lenda.

Depois de seu casamento com Chico Pinto, Maria passou a ser chamada de Maria Pinta e continuou a ser chamada assim até o dia de sua morte e quando ela morreu, seus vizinhos reviraram a modesta casa procurando pelo saco de moedas de ouro, que ao ser encontrado decepcionou geral.

O famoso saco de ouro era puro ouro de tolo, porque as moedas estavam lá, mas eram apenas moedas amarelas de quinhentos reis sem valor algum, porque naquela ocasião a moeda em uso já era o cruzeiro e o mil reis estava tão morto, como a falecida e nada pranteada Maria Pinta.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Texto registrado no EDA

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 06/05/2009
Código do texto: T1579077
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.