O Conto do Apascentador

No final do outono num país longínquo, um Pastor justo e sábio, tendo seu grande rebanho, ama a todas as ovelhas de mesmo modo. Este conhecendo que se aproxima um rigoroso inverno, reúne todo seu rebanho, pois se ficassem juntas, as ovelhas sobreviveriam às tempestades, ao frio e aos predadores.

Porém, uma delas, devido à sua má disciplina, se afasta do rebanho e é atacada por lobos, vindo a falecer. O bom Pastor ora pelo animal e fica triste pela sua desobediência.

Outra ovelha, que há algum tempo sofria de uma rara e incurável doença, vinha perdendo todo seu pelo e não resistiria ao intenso frio que se aproximava, o bom Pastor sem perder tempo, cortou a lã da ovelha que havia morrido atacada por lobos, e confeccionando um manto, tratou de cobrir a ovelha doente.

Assim, durante todo o inverno, elas permaneceram juntas, sob a tutela do Pastor, até que chegou a primavera e graças à lã da ovelha que morrera ferida por lobos, e ao Pastor que fizera um manto, a ovelha sem pelos, junto ao grande rebanho sobreviveram.