LUZIA A BRUXINHA ATRAPALHADA - Lia Lúcia de Sá Leitão - 12/04:2009

UMA HISTORIA INFANTIL PARA ALEGRAR A CRIANÇA QUE EXISTE EM CADA LEITOR ADULTO. O IMPORTANTE É NÃO PERDER A ESSÊNCIA DO IMAGINÁRIO DA INFÂNCIA.

Olá! Eu sou Luzia, sou uma bruxa muito moderna e muito legal também!!!

Antes eu vivia levando tombos é que eu tinha uma vassoura velhinha velhinha!

Mas agora! Estou motorizada! Passei numa loja e estava lá em promoção um lindo e maravilhoso ASPIRADOR DE PÓ!

Porque essa praga das bruxas voarem apenas em vassouras cheia de cupins e palhas velhas! Já pensou, que horror?! Se a gente não entrasse para o mundo tecnológico? Como é que podemos fazer as crianças acreditarem nos contos de fadas e bruxas! ECA!

Odeio as fadas! Elas são tão meigas! Tão metidas! Todos gostam das bondades que elas fazem! Sempre são as preferidas nas histórias infantis! Mas as BRUXAS! HÉ! Essas sim! São corajosas! São fortes! Não agüentam essas coisinhas cor de rosinhas e falando fininho. Bem que eu sei que muitos dos meus leitores são bonzinhos! Mas curtem historias de bruxas malvadas.

Eu sei, você deve gostar da sopa de verduras que a avó faz quando visita a sua casa, fica se lambendo com creme de beterraba e cenoura só porque é bonzinho e gosta das fadas.!

QUE NADA!

As BRUXAS são egoístas, não fazem comida além da conta para não sobrar nada pra ninguém, estão certas, só elas aguentam as comidas que fazem!

A sopa das bruxas são tão ruins que dão inveja as deliciosas comidas da casa de vocês. Imaginem a receita: um chocalho de cobra cascavel com patinhas de barata e tempero de jiló batido com pelinhos de aranha!

Meninos! Com as bruxas não tem boquinha! É logo dado aquele tratamento especial para saber o que é bom! Suquinho com água de mangue, (ara! No Brasil é meio complicado falar naqueles pantanos fedidos dos filmes de assombração). Sapoquente! Formipizza! Queijo de... de... nem vou falar!

Aqui no reino das bruxas não existe remedinho docinho com sabor de morango. Tem pimenta malagueta com azinhas de morcegos é pelinhos de sapo e uma colherada de lama para curar gripe ou dor na barriga.

VEJAM SO! VOU ABRIR AQUI UM ESPAÇO NO TEMPO NO ESPELHO ENVENENADO PARA VOCÊS OBSERVAREM UMA FADINHA COR DE ROSA E CHEIROZINHA! TODA BONITINHA, CRIANÇAS NO PARQUINHO SORRINDO, TODAS AS CRIANÇAS ESTÃO SENTADINHAS E PRESTANDO ATENÇÃO AQUELAS HISTÓRIAS TOLINHAS! DE PINTINHO AMARELINHO!HIRCK! UGH! ECA! CHUCHUCHUTSZZZZZ!

E IUPI IUPI TRA LÁ LÁ! IUPI IUPI TRA LÁ LÁ!

Depois mostro as tias craquelentas bruxas, FEIAS, NARIGUDAS, mal cheirosas e mal arrumadas em seus vestidões marrons.

Chacabum! Chachochichabum! Trec troc tric ! matzmatz matxz!

( estou vendo qual é a magia para abrir o portal! Não faz tempo que sou bruxa, mas é muito complicado ser bruxa quando se esquece um segredo de abrir portal! Bloing bloign blong! Vixxxxxiiiiiiii, iom! Iom! Imbrxxxicabum! Ccconsegui!!!!!!

Mestra Bruxonilda! Urruuu. Xi! acho que fiz bobagem! Cheguei no castelo na hora errada, a Bruxonilda está treinando para se transformar em uma tartaruga! ( UIA QUE TARTARUGÃO!)

Vai sobrar para mim, atrapalhar as experiências!

Olá! Professora Bruxonilda

Eu errei novamente! Ic! IC! Ic! IC!

-Me tira dessa carapaça Luzia ou te mando para a escolas das Fadas!

-Não! Eu não quero ser uma fada! Eu quero ser bruxa malvada!!!!!!!

-ME TIRA DAQUI LUZIA! SER TARTARUGA É PIOR DO QUE SER UMA FADA!

-Mas, a senhora é a professora dessa HORRÍVEL E BOLORENTA ESCOLA DE BRUXAS! Eu ainda sou aprendiz, Livre-se dessa gelada ora! Eu lá sei o que foi que eu fiz!

-ME TIRA DAQUI LUZIA! Parece que estou num fusquinha em pleno Sertão do Nordeste brasileiro!

-Já vai! Deixa eu ver o que foi que eu fiz! Hum, já sei! Papadim papada ado paradim ! chibum muchilarum sacolarum!

Sapotorum escabeche peixarum fortificarum! Xalamandi xalamandu!

-Já vai! Hum! draqui dracolá, dráculas! Eita! As fotos estão voando pela sala como aviões de papel.

Um pulo e Luiza descobre que o conde Drácula foi o primeiro namorado da Professora! Olha eles dois aqui! Que briga horrível!! Que romântico eles se detestam!

- LUIZIAAAAA! ME TIRA DAQUI!

-Já vai! Estou vendo umas fotografias!

- Disquetarum! Computadorizdum! Pczarum drichium! Pimbatorium! Trocanduntorum da ltarturogum para normalorum! foliculifoliculá! e, Zabumba! Ufa, parece que a Bruxa mor voltou ao normal!

- LUIZA! EU ESTOU UMA ASTRONALTA! E ENTERRADA NUM PLANETA LAMAÇAL ATÉ O PESCOÇO! LUIZIA! SUA BRUXA TOLA E DESCONSERTANTE! VERGONHA DA MINHA BOLORENTA ESCOLA! ME TIRE DAQUIII!

- Xi! Acho que fiz tolices novamente!

Agora vai dar certo, sim! (Pib pib, aqui é Luzia a bruxinha no comando das letras, sou desenchavida e atrapalhada, mas no final consigo sempre acertar minhas magias. Espera ai um tiquinho, gente!)

Já já consigo abrir a porta assombrada para vocês verem a diferença entre as bruxas e as fadas! Tenho uns segredos que preciso enfrentar e o primeiro deles é desenfeitiçar a Bruxa Mor da Escolas Superior das Bruxarias! Ela ta perdida pelo castelo negro, estou procurando em todos os lugares sombrios. Acendi uma vela num castiças de ossinhos já volto. Lá vem um vulto subindo a escada que adentra no quarto dos horrores.

- UI! Que susto! Mas como é que a Senhora voltou mais feia do que antes? O salão de feiura ffez serviço completo heim! Serviço de primeira! MAS QUE FEIÚRA!

- LUZIA! ME TIRA DAQUI! OLHA QUE EU CUMPRO COM O QUE DISSE TE TRANSFORMO EM FADA!

Luzia não sabia o que fazer a bruxa velha estava um monstro, por onde passava dexava uma poça visgosa e esverdeada e com um odor de fossa estourada, a situação estava feia, mas tão feia que Luiza chegou a sentir dó, sentimento incomum às bruxas.

Implorou a Mestra.

Tudo menos uma fada! Espere! Hum! há! He! Aqui! Aqui! Sim! Foleava livros, papéis, receitas antigas de maldades, e nada! Resolveu sentar numa poltrona empoeirada, um morcego dá um voo pelo salão e o gato mofumbento pula no colo da bruxinha. Mão no queixo e pensando! Mas se fiz assim e não deu certo, e assim também deu errado, hi! Sujou! Como é que vou fazer? Sou só uma bruxinha avoada! Nada do que eu faço dá certo! Vou acertar dessa vez! Plim polim plimplim!

- LUZIA! EU NÃO SOU FANTASMA! EU SOU UMA BRUXA VELHA, ME TIRA DESSE LENÇOL FEDENDO A COISA ANTIGA! MORCEGO!, TRAÇAS, MOFO! Menina! TU ESTÁS BRINCANDO COMIGO!

E a Bruxa começou a ficar amarela de raiva e a pobre da Luzia não achava um modo de acertar o antídoto do feitiço!

Poxa! Vou dar uma ajudinha a Luzia para a gente poder ver a diferença entre uma fadinha e uma bruxinha! Estou agoniada com essa falta de atenção dessa bruxinha hitec.

- Ei! Luzia! Sou eu, a autora dessa história quem estar chamando, pib pib, pisiu.

- EI! Luizia, aqui ! Ei! Estou aqui!

- Ali naquele canto junto aquela porta proiba tem um caldeirão, escondiso debaixo do bolor, um livro, uma colher de pau, leia tudo com atenção! Está a receita com as medidas certas, não adicione nenhum ingrediente a mais.

Luiza estava sentada no banquinho da cozinha, cobriu o rosto com uma teia de aranha, levantou-se se fazendo de surda, e entrou num armário enorme cheio de tranqueiras para bruxarias, estava na realidade envergonhada da falta de acertos.

- Ei Luiza! Sou eu, deixa de tolices.

- Eu quem? Deixa de ser tolinha Luzia! Sou eu! Lia! Fui eu quem criou você! Eu imaginava que você era menos embrulhada! Sai daí de dentro do armário Luzia! Não tenha medo! Abra a porta, isso, segura a minha mão, isso, está tremendo de medo de mim? Mas eu amo você!

- SOLTA A MINHA MÃO! Sou braba e Perigosa

- Bruxinha Malcriada, quero ajuda-la a sair dessas atrapalhadas!

- EU NÃO TENHO MEDO DE NADA NÃO, VIU! E LARGA DA MINHA MÃO SOU UMA BRUXA MUITO MALVADA PARA VOCÊ DIZER QUE ME AMA! EU VOU BOTAR UM FEITIÇO EM VOCÊ!

- Calma! Olha que eu te apago da história e deixo só as fadas! Apenas quero ajudar!

- EU NÃO QUERO AJUDA! Snif... snif... buááaáááaááááaáááá

- Por que você está chorando!

- EU QUERO MOSTRAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS FADAS E AS BRUXAS E VOCÊ ESTÁ complicando tudo! Atrapalhando toda minha atuação.

- CRIOU-ME COMO UMA TONTA! UMA ATRAPALHADA! A CULPA É SUA DE ENFEITIÇAR A MINHA PROFESSORA EM TARTARUGA, EM ASTRONALTA, EM FANTASMA E MONSTRO! SO ME FALTA TRANSFORMA-LA EM UM QUADRÚPEDE SENTADO!

- Ah! É isso? Você quer resolver sozinha o problema é isso?

- É! VEJA COMO AS PESSOAS ESTÃO OLHANDO PARA MIM AGORA! UMA INCOMPETENTE! TODOS RINDO.

Luiza caiu no choro. Daqueles choros que as crianças malcriadas berram a plenos pulmões chamando a atenção para receber colinho e na verdade são uns enjoados chorões que não sabem nada mais que matar os pais de vergonha. A gritaria é enorme e não cai uma lágrima, abrem bocarra, apertam olhinhos, babam e deixam escorrer aquela melecada do nariz para a boca e haja careta.

- Não chore! Eu vou deixar você se resolver e se livrar das broncas, está bem assim?

- TÁ! Snif snif.

Eu vou sair da história agora, caros leitores, Luzia quer ficar sozinha e resolver as broncas como gente adulta, mas vou dar uma última dica. Ela é uma bruxa muito má com apenas 10 aninhos dá para acreditar?

Um pouco de calma só pra ver como ela vai agir daqui pra frente.

- Enganei Lia! Ela pensava que eu não sabia disso aqui? Sabia sim!

Deixa ver! Os ingredientes, sim tudo aqui na dispensa, posso colocar uma pitada a mais de jegue-cearenssorum! E pronto minha horrível professora volta ao normal!

- Lia! Lia! Volte aqui! Me ajuda vai!

- Não senhora! Estou sem tempo, tenho que pensar num final bem legal para essa história e você já está passando das contas! Eu disse que não alterasse a fórmula da receita!

- Eu não mexi! Foi só uma pitadinha! de pó de burrico!

- Eu vi a colherada! Vou mandar um ajudante para procurar a fórmula certa, agora vai fazer tolices!

O Ajudante chegou e Luiza não deixava o homem trabalhar com um bombardeio de perguntas.

- O senhor encontrou a receita? O senhor conhece a Bruxa Mor? O Senhor trabalha com Lia? O Senhor sabe como mexer o caldeirão? O Senhor mora aonde? O senhor gosta de fadinhas? O senhor gosta de filmes de bruas? O senhor já ouviu falar no namorado da Bruxonilda?

O senhor sabe var de vassoura?

O ajudante permanecia calado e decifrando a magia da receita que Luiza tinha modificado totalmente e transformado a Mestra das bruxas em uma burrinha potocó.

- Sim! Está aqui a fórmula correta! Exclamou o homem com ar de seriedade.

- Diga as palavras mágicas do livro, bem baixinho, ninguém pode ouvir. ( coxichandetudojuntinhochicletedeurtigãodo matoumapitadadefeitiçariadocarademauedepimentamalaguetamaisumfiodepêlodezebrapapelcarbonoumasperninhasdearanhaeduasdebaratinhadearmáriotresformigõesevinagre... hum! eca! Deve ter um gosto horrível! Vou colocar algo mais gostozinho a Mestra não merece nada assim tão uHGGGGG!vou botar um copo de suco de maçã, um copo de suco de morangos hihihihi! Ninguém está vendo!)

- Já fiz Senhor todas as misturas!

- Essa foi moleza! risadas de bruxa Luzia já tinha até esquecido a proposta original de mostrar como viviam as fadinhas do Lago Azul e as Bruxa do mal da montanha Cinzenta! Ela precisava trazer a Bruxa Mor de volta ao seu estado natural, pois sem ela o reino delas se desencantaria do mal e todas se encantariam em fadas boazinhas.

Era uma verdadeira corrida contra o tempo, mas como Luzia era muito enrolada o tempo parecia voar a cada barberagem que ela fazia! Até que finalmente aconteceu uma grande explosão!

A bruxa Mor voltou ao seu estado natural mas as mudanças já haviam acontecido em todo o reino das maldades e o que aconteceu?

Luzia não podia mais mostrar as diferenças entre os dois reinos o do bem e o do mal, pois o tempo encantado havia passado e ela se transformara numa linda fadinha de varinha de condão dourado com roupas de bailarina.

E para ser sincera nada restou de maldade naquela Montanha.

O bosque das árvores retorcidas tornou-se um lindíssimo pomar, as aves feias e assustadoras tornaram-se lindos pássaros, os bichos horripilantes que uivam a noite toda pulavam de um canto a outro como assombrações foram transformados em animais felizes e brincalhões.

Coelhos brancos saltitavam pela relva, o riacho sujo e bolorento tornou-se cristalino e os bichos do pântano das trevas transformaram-se em lindos peixes dourados e prateados. A aquele local que fazia medo até em olhar ficou conhecido como o Reino Encantado da Fadinha Luzdodia que nunca mais quis lembrar que um dia foi a bruxa e uma bruxa atrapalhada chamada Luzia.

Lia Lúcia de Sá Leitão
Enviado por Lia Lúcia de Sá Leitão em 12/04/2009
Reeditado em 31/07/2011
Código do texto: T1535109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.