O AMIGO PAVÃO!
O AMIGO PAVÃO!
No reino da bicharada houve um concurso de beleza para a escolha da ave mais bela dentre todas. Estava lá concorrendo, dentre outras, a garça, a arara azul, o cisne branco, a águia real, o pica-pau, o papagaio, o peru, o pavão, a avestruz, o flamingo, o canário belga, etc.
O concurso foi longo e muitíssimo disputado. Quando o Rei Leão trouxe o resultado final, todos estavam atônitos e um silêncio absoluto antecedeu a voz do rei:
- É com muito prazer que lhes trago o resultado final deste concurso: a ave vencedora é... a considerada mais bela é... é... o Paaaavão!”
A bicharada então se alvoroçou. O Pavão, já diante do rei, todo orgulhoso, peito estufado, vibrava o seu rabo levantado em leque e com alegria recebeu seu prêmio das mãos do rei Leão dizendo:
- Ah, nenhuma novidade. Eu já sabia! He, He, He, He...
O Papagaio, xereta como ele só, aproximou-se do “amigo” Pavão e deu-lhe os parabéns com muitos elogios elevando o ego do “amigo” às maiores alturas. Após um breve tempo, continuou ele:
- É...!? Sortudo! Pena que a comissão julgadora é meio míope.”
- Como assim Papagaio???!!! Que é isso??? – perguntou o Pavão indignado.
- Nada não amigo... Quer dizer: ainda bem que eles não olharam para os seus pés. Eles são horríveis! Foi sua a sorte! Você é sortudo mesmo “amigo”!
O Pavão olhou então para os seus horríveis pés deformados. Envergonhado saiu de fininho e foi-se para sua casa chorar seu defeito.
Infelizmente em nosso dia a dia acontece coisas semelhantes:
Há pessoas que tomam as atitudes do Pavão, escondendo seus defeitos e vivendo de aparências ao invés de reconhecê-los e fazer deles mais um degrau na escalada do sucesso.
Há também pessoas que tomam as atitudes do Papagaio, destruindo os sonhos dos “amigos” ao invés de ajudá-los para que se sintam maiores e melhores que seus problemas ou defeitos.
De: 22/11/04