Palavras de um amigo

Luiza acordou assustada.6:47 marcava o relógio.”Meu Deus!”exclamou e levantou o mais rápido que pôde.Ela estava bem atrasada para seu emprego,entraria as 7:00 e além de se trocar teria que andar algumas quadras até seu trabalho.

Se trocou rapidamente,pegou a primeira roupa que viu e seguiu para mais um dia de trabalho.Enquanto descia as escadas do apartamento,Luiza pensava numa desculpa qualquer para seu chefe,mas os pensamentos não fluíam muito bem.”Que droga!”pensava enquanto caminhava a passos largos pela rua.

Olhando as pessoas a sua volta,avistou um senhor,que aparentava ter uns 50 anos,tinha a roupa toda suja,pois era um engraxate.”Coitado!”pensou e continuou caminhando,cada vez mais rápido,até o pequeno escritório onde trabalhava a pouco mais de 5 meses.

Alguns minutos depois de chegar no escritório e ainda recuperando o fôlego,Luiza teve a notícia:deveria ir o mais breve possível à sala de seu chefe.Seu coração disparou,tentou manter-se firme,mas ela já sabia o que viria pela frente...

“Mas que droga de vida!”pensou Luiza revoltada,enquanto saia,do seu agora,antigo local de trabalho.Ela sentia um misto de tristeza e raiva e,mas sabia que no momento nada podia fazer.

Havia sido demitida,mas não por aquele “simples” atraso.Semana passada sua avó,que morava em outra cidade,havia adoecido e ela teve de faltar três dias seguidos no trabalho,sem justificativa.O atraso de hoje foi a gota d’água para seu chefe.

Ao sair do escritório,sentiu-se meio tonta,ainda estava em jejum e agora sentia um aperto no peito.Sentiu-se fracassada e lembrou-se das palavras de seu pai,já falecido,este sempre lhe dissera:”Você nunca vai ser ninguém garota.Acorda!A vida não é feita de sonhos.”

Sentiu uma mistura de tristeza e ódio,caminhou meio sem rumo,a procura de um lugar para sentar-se fraca a ponto de um desmaio.Avistou então uma praça,com vários bancos de madeira,meio sem forças caminhou até um deles.

Quando sentou-se sentiu um pouco aliviada,mas a sensação de fracasso,esta parecia só aumentar.Olhou as pessoas a sua volta,pessoas seguiam por toda parte,todas com pressa,enquanto algumas paradas,pediam esmola.

As lágrimas desciam de seus olhos,sem que ela as pudesse deter.Olhou para o céu e perguntou baixo:”Por que Deus?Por que eu,justo eu?Fiz algo de errado?É este meu castigo?”Fechou os olhos,suspirou e ao abri-los novamente,um homem junto a um cachorro a observava.Sentiu-se sem graça e também com certo receio,afinal nos dias de hoje não podemos confiar nem nos conhecidos,imagine num conhecido então.

Tentou olhar em outras direções,mas percebia que o homem não se afastava,pelo contrário estava se aproximando.Quando chegou bem perto,pôde reconhece-lo,era o tal engraxate,que avistara quando estava indo para o escritório.

O homem parou a sua frente,com o cachorro a seu lado e perguntou:

—Posso me sentar?

Sem dar-lhe muita atenção,ao pobre homem,ela apenas assentiu com a cabeça e ele então sentou-se.

—É um lindo dia não é?-perguntou o homem tentando puxar papo.

—É-respondeu Luiza,sem ânimo.

—Esse “É” foi meio desanimador.-respondeu o homem

“Mas que insistente!”pensou Luiza

Ela até quis levantar-se e seguir de volta para casa,mas dominada por uma estranha sensação,não conseguiu mover-se.

—Problemas...-respondeu apenas

—Ah!Os problemas...sempre eles!As pessoas o aumentam bem mais do que eles são.E não vêem que são capazes de vencê-lo.

“Que piada!Esse engraxate,todo sujo,nem deve ter casa e ainda quer me dar lição de moral”pensou revoltada.

—Nem sempre podemos vencê-lo.E enquanto uns têm muitos problemas,outros não têm.E é isso o que mais me revolta!-retrucou.

O homem com muita calma,perguntou:

—E você acha que só você tem problemas?

—Não,mas...

—Mas?

—Tem gente que até tem,mas que importância isso tem se você tem dinheiro?

Com uma voz serena o homem respondeu:

—Dinheiro não é tudo,muitas vês ele é problema e não a solução.E quando você morrer certamente não o levará.

—Eu sei que não vou levar,a morte é o fim de tudo...-respondeu Luiza

—Será mesmo?Talvez a morte seja só o começo.-respondeu enigmático

Luiza antes com sentimento de fracasso,percebia que ao lado daquele homem,ouvindo aquelas palavras,um sentimento estranho começava a invadi-la.Parecia que a paz e a tranqüilidade daquele homem começava a domina-la.Mas como as palavras de um desconhecido mexia tanto com ela?

Percebendo que Luiza,estava refletindo sobre suas palavras o homem continuou.

—Tudo parece escuro hoje,mas ainda há luz!Você tem duas mãos,duas pernas e um cérebro muito inteligente.-disse o homem sorrindo.

—Obrigada.-respondeu-lhe agradecida.

As palavras do homem lhe serviram como uma injeção de ânimo.E a tristeza parecia ter diminuído.Mas o homem ainda prosseguiu:

—Problemas você vai ter sempre,isso é um fato.Mas que graça teria a vida se não tivesse?E os problemas são sempre menores do que você imagina.Ás vezes devemos optar pelo caminho da dor e não o mais fácil.E se parecer que você não vai suportar,peça ajuda.Olhe para o céu,tenha certeza que sempre terá alguém pronto para te atender.

Durante a conversa, Luiza percebeu que as pessoas que passavam a observavam intrigadas,mas nem deu bola,sentia-se feliz e era isso o que importava.

O homem percebendo que Luiza sempre observava seu cachorro,ou melhor sua cachorra perguntou-lhe:

—Gosta muito de cachorros,não é?Aposto que sempre sonhou em ser veterinária.

—Como sabe?perguntou curiosa.

—Dá para ver em seus olhos.-respondeu apenas

Luiza lembrou-se que tinha um lanche em sua bolsa,que comeria no seu horário de almoço,agora que não o tinha mais,resolveu pega-lo para o homem e sua cachorra.Revirou sua bolsa bagunçada e quando finalmente encontrou o lanche,o homem não estava mais ali,parecia ter evaporado.Mas a cachorra ainda estava e a olhava toda feliz,balançando a cauda.Ao seu lado no banco,havia um pequeno bilhete que dizia:

“Não desista Luiza.Sonhe,acredite e persiste.E leve com você minha cachorra,você precisa mais dela do que eu e saberá cuida-la muito bem.

Ps:Seu nome é Esperança e ela sempre estará com você.Mas ela é um pouco faminta,por isso não se esqueça:Alimente a Esperança todos os dias.Com carinho.Um amigo.”

Uma lágrima rolou dos olhos de Luiza,mas não de tristeza e sim de alegria.Olhou para a cachorra,levantou-se do banco e disse animada:”Vamos Esperança!”.A cachorra toda feliz acompanhou sua nova dona.Esperança agora tinha um novo lar.

The End

By Lana Parker

Lana Parker
Enviado por Lana Parker em 20/02/2009
Reeditado em 21/02/2009
Código do texto: T1448495
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.