O PODER DE UMA MULHER

O PODER DE UMA MULHER

Túlio era casado com Natercia e se julgava muito feliz, porque ela era uma mulher culta, elegante e calma, mas era uma pessoa tristonha, de pouco assunto e sem brilho; não que fosse feia, porque era linda, mas era como uma açucena, bonita , mas sem perfume e convivendo com toda aquela falta de graça e de alegria, ele se tornou apagado também, sem vida e calado.

Por muitos anos viveram naquela monotonia, tiveram dois filhos, que eram apagadinhos também como seus pais, mas a vida seguia seu curso, até que Natercia adoeceu e o que no principio parecia pouca coisa, se transformou em uma enfermidade grave e depois de sofrer por alguns anos, ela morreu e a vida do agora viúvo continuou nos mesmos moldes de sempre.

Dois anos se passaram e o desenxabido e solitário viúvo se aposentou e voltou para sua cidade de Verdes Campos no interior; para se distrair ele fazia caminhadas todas as manhãs em volta da praça da igreja e se encontrava diariamente com a Matilde Araújo, uma vistosa e alegre senhora também viúva, mas que nada tinha de apagada e era bem animada.

Começaram com apenas um cortês bom dia e devagar começaram a trocar algumas palavras e conversa vai e conversa vem, em pouco tempo a recente amizade evoluiu para um tímido namoro, mas Matilde não era nada tímida e convenceu o enrustido namorado a acompanhá-la a um pequeno clube, aonde ela ia sempre para dançar, mas ele não sabia nada de danças.

Ir ele ia, mas ficava assentado enquanto a alegre senhora se esbaldava na pista de danças, até que ela resolveu que ele precisava aprender a dançar e teimosa como era conseguiu começar a ensinar a arte de Terpsicore ao sombrio namorado e se surpreendeu com o resultado de suas aulas, porque em pouco tempo Túlio era um ótimo e entusiasmado dançarino.

Dançavam em casa e devagar ele foi perdendo a timidez e passaram a dançar nos bailes do clube, mas o melhor foi que incentivado por Matilde ele passou a tomar parte nas conversas e foi mudando o comportamento até se tornar um alegre, prosa e simpático cidadão, nem parecia o mesmo homem calado e triste; bonito ele não era, se tornou agradável.

Túlio e Matilde se casaram e formaram um casal festeiro e descontraído, eram convidados pra todos os eventos de Verdes Campos e a comunidade aplaudia encantada suas lindas exibições de dança e o melhor foi a mudança de comportamento de seus filhos, que de tristinhos passaram a bonitos e alegres rapazes, disputados pelas mais belas jovens da cidade, tudo isso foi o resultado da influencia de uma alegre mulher.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Texto registrado no EDA

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 14/02/2009
Código do texto: T1439749
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.