SERENATA NA HORA ERRADA

SERENATA NA HORA ERRADA

Lá muito distante no passado, os casamentos eram tratados como um negocio muito serio, mas sem nenhum romantismo, porque os pais dos rapazes e moças escolhiam os pares para seus filhos e na maior parte das vezes, os maiores interessados no assunto só iam se conhecer no dia do enlace, além disso ninguém era orientado sobre os chamados mistérios da vida.

Raramente um rapaz ou moça namorava antes do casamento e se namorasse de nada ia adiantar porque o casamento era decidido pelas famílias e a tradição mandava obedecer, porque se acreditava que os mais velhos sabiam melhor o que convinha para cada um e não cabia aos jovens discutir o assunto, se casavam e viviam do jeito que fosse possível.

Luciana era uma bonita jovem e por ela todos os rapazes da cidadezinha de Vale dos Sabiás suspiravam, mas Serafim Palhares não se contentava em suspirar e se apaixonou pela bela jovem, fez o possível e o impossível para falar com ela, mas vigiadas como era as moças antigamente ele jamais conseguiu e se contentava em vê-la passar ao lado da mãe e das irmãs.

Durante muito tempo Serafim curtiu em silencio seu amor por Luciana , mas tomou coragem e pediu a seu pai que pedisse a moça em casamento ao pai dela, mas o resultado foi negativo porque Luciana estava prometida a outro candidato, pobre Serafim continuou a desabafar em serenatas românticas seu amor sem futuro, mas ele sempre tinha alguma esperança.

Durante mais de seis meses Serafim esperou por um milagre que o livrasse do rival, mas o milagre não aconteceu e o casamento de Luciana com o rapaz chamado Joaquim teve seu dia marcado, o pobre e apaixonado Serafim quase morreu de tristeza, mas nada podia fazer senão cantar suas magoas para a lua em tristes serenatas; o tempo corria e o dia fatal chegou.

Escondido na sacristia da igreja, Serafim assistiu a morte de suas esperanças e quando a cerimônia terminou ele foi para casa chorar na cama que é lugar quente, chorou até esgotar as lagrimas e quando a noite chegou pegou seu violão e saiu disposto a cantar mais uma vez para sua amada; como não se tinha viagens de núpcias, os recém casados iam direto para casa.

Sabendo disso, Serafim se dirigiu até a casa do recente casal, tirou uns acordes no violão e começou a cantar uma triste canção bem debaixo da janela do quarto dos casadinhos e um dos versos dizia assim: Saudade é aquilo que fica, daquilo que não ficou

Quero morrer, de que me serve a vida sem você

Imerso em aflição e imensa dor.

Na sua agonia o seresteiro desastrado exagerou e completou o tal verso com o nome da agora senhora casada e foi um desastre, porque o marido Joaquim se sentiu muito ofendido, abriu a janela e despejou uma saraivada de tiros com sua winchester 44, a sorte de Serafim foi a péssima pontaria do marido injuriado que não acertou nem um só tiro.

Foi um gigantesco escândalo para os padrões da época , Joaquim levou Luciana de volta para sua família e não quis ouvir explicações, o casamento foi anulado e Luciana ficou muito mal falada e quando o pai de Serafim pediu novamente a moça em casamento para o filho, a família aceitou na hora aliviados por se livrarem de vez daquele assunto desagradável e como nos contos de fadas, eles viveram felizes para sempre.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 10/02/2009
Código do texto: T1431922
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.