De Caipira a Gringo
Um fato espantoso sucedeu num arraial muito tranqüilo, por nome de Santo Antônio da Serra ;e ocasionou uma total mudança nos costumes do lugarejo. Graças a um caboclo matreiro,boa gente na verdade, que vivamente enxergou a sorte- dizem que ela só bate uma vez em nossa porta- e fez uso dela. De certo modo, o sujeito conhecido como Quincas,não sabia da missa a metade,era do tipo que só colocava botina nos dias de ir na igreja e nas festas. Mas, tirou o pé da lama e o povoado do anonimato; quando recebeu uma visita inesperada de um primo que morava na capital.Naturalmente teve receio de alojar o grã-fino em seu casebre, mas logo foi se fascinando com as histórias da cidade.
-Primo, você precisa conhecer a capital ! Andar de metrô, ver o mar de perto.
O caipira admirado não imaginava que trem pudesse andar debaixo do chão. E nem tinha noção da imensidão do mar .Entretanto,o mundo estava passando do antigamente para o moderno com o progresso, e o velhaco percebeu logo.
E mais ligado ainda ficou quando ouviu falar dos gringos.-
- Eles vêm de fora ,de toda parte do mundo,como turistas e fazem a vida aqui.
Foi nesta parte que Quincas se ligou . Fazer a vida? Era tudo que ele queria. E muita água rolou nessa hora, sem contar o cheiro de café fresquinho que se renovava toda hora.
E a noite se alongou até o galo cantar .Mas ficou a par de tudo.
Já no quarto, pediu um dedinho de prosa com a mulher:
-Zefa, gringo vem dos states e fica rico, diz o primo que tudo com nome de lá vende , e agente dá um duro danado aqui, e nunca pega numa grana!!.
Com certeza, mesmo não sendo letrado, o jeca descobriu que importado era a palavra chave. E nesse momento começa a ascensão de Quincas. É claro que teve a mão do primo nessa subida. Levou o matuto pra cidade, ensinou umas palavras inglesas, e caprichou no estilo. Não é que o homem ficou parecido mesmo com lorde inglês!
E como caipira não é bobo, antes do retorno, tratou de passar um telegrama pro compadre Juca - que tinha a má fama de língua comprida - e o sujeito espalhou a notícia de que ele tinha virado gringo,rapidinho por toda redondeza.
Sua chegada foi majestosa. Muita gente foi comprovar o boato na pequena estação. E KINKAS, desembarca do trem, vestido de calça caqui de suspensório, camisa de risca de giz e chapéu de camurça combinando com a calça,botas de couro, exibindo um cachimbo no canto da boca. Elegantemente acenou e cumprimentou com o nova língua inventada ( o caipirês) :
-Good retornis for mi terris !!
Tamanho foi o sucesso que Kinkas não se acanhou em dizer:
-Ok !! Biufu, biufu !!!
Não tenha dúvida de que convenceu. Com toda essa lábia mudaria até a decisão de D. Pedro I. E o povo acostumado a não valorizar sua terra aclamou Kinkas, que acabou virando atração das bandas de lá. Imagine um caipira falando inglês, quero dizer caipirês.
Não é que o caboclo ficou chique mesmo!? Só que a maior foi montar um grande comércio no araial : Mercearia do KINKAS . Até os queijos, os doces as geléias do sítio tinham rótulo de gringo .
Naturalmente lhe rendeu a posição de empresário renomado na cidade( na certa vendendo muito importado).
Tete Crispim
Que este texto sirva de reflexão para que possamos dar mais valor a tudo que se refere a nosso povo.