Dança de Salão Corporativa, ou como não ser despedido ao dançar com o chefe
Na escola "Meu amigo linóleo" vê-se um cartaz escrito à mão: "Curso de Dança de Salão Corporativo - Segunda a sexta de 19h às 20:00h – contactar a secretaria da escola ou no tel. 4339 1182". O cartaz chama a atenção de várias pessoas na calçada e alguns executivos dão uma paradinha e gravam no celular o telefone da escola. Muitos gostariam de fazer o curso mas poucos irão efetivamente matricular-se nele, que é dirigido a uma situação muito específica: destina-se a dançarinos que irão partilhar o momento com seus chefes, portanto não será uma mera contradança, será mais que isso, será um momento perigoso em que um passo em falso poderá resultar em uma raiva que culminará até em demissão dependendo do caso. Para que este perigo não aconteça a escola oferece um esquema muito inteligente de adaptação da modalidade da dança com o signo do chefe, ou da chefe claro, o que tem grande chance de sucesso. Embora a escola garanta assessoria ela não pode fazer a parte do aluno, que precisa esforçar-se e treinar para que no momento chave tudo corra bem. Meu amigo linóleo tem até um manual de instruções para que os alunos aproveitem melhor as aulas práticas. Consiste em dicas para todos os signos, a ver:
RUMBA COM UM ARIANO
Noites tropicais, bananeiras, brisa fresca, um suco de abacaxi com hortelã, um ventilador no rosto...se a inspiração é Carmem Miranda com suas frutas na cabeça prepare-se antes com um belo alongamento, uma alimentação leve, e vontade de remexer-se porque nada é pior que rumba morna. Se for o chefe você está com sorte pois áries adora mandar e ser obedecido, e como é o homem que lidera na dança de salão...se for a chefe lidere com bastante tato para evitar que ela enfureça-se e vá embora. Comece devagar, sem muito sal, mexa o corpo em princípio timidamente, um piano que transforma-se num forte, não vá de sopetão ao explicitamente erótico da rumba, ao contrário, deixe a sensualidade para depois, quando o ar estiver mais caliente. Segure seu par com objetividade, áries detesta rodeios, esqueça os fru-frus de dedinhos e olhares muito lânguidos e olhe seu par como quem olha para um general, com respeito. Como os arianos gostam de quem é dinâmico e tem iniciativa, palpite sobre os passos ou a música, sugira como será a coreografia, o que você pretende fazer, como quer pegar a roupa se for o caso, e como quer se movimentar dentro do salão. Olhe sempre com interesse porém não competitivo demais para que o ariano não se sinta provocado. Os arianos
geralmente falam antes de pensar, ou melhor, dançam antes de pensar, por isso podem surgir passos meio esquisitos bem no meio da coreografia, mas não se assuste, mesmo que você fique perdido e atrapalhe a dança seu chefe ou sua chefe vai esquecer o probleminha e depois não vai guardar rancores pela escorregada. Quando já estiverem mais entrosados aí sim pode arriscar aquele passo mais arrojado e sensual, aquela pegada mais difícil e olhar lânguido da rumba dos trópicos, rodar uma pirueta com o peito arfante, passar a mão pelo braço e encantar a platéia com o fluir gostoso, afinal a rumba nasceu como dança da fertilidade e a imitação da corte dos animais por isso nessa hora você nem vai lembrar que existem planilhas, orçamentos, relatórios, planejamentos, programas, cortes, acompanhamentos. Somente a rumba.
Exercício 1 – Imaginar com detalhes uma rumba sensual entre os arianos:
Leonardo da Vinci x Maria Clara Machado
Charlis Chaplin x Cacilda Becker
Johann Sebastian Bach x Leila Diniz
Monteiro Lobato x Billie Holliday
Renée Descartes x Marguerite Duras
FORRÓ COM UM CAPRICORNIANO
Dançar um forró é arrastar o pé com leveza, ser sensual, ter na boca o gosto de um caldo de cana com pastel e pisar um chão batido. Cheiro de caju e rapadura no ar, um lampião, ma noite de grilos, uma casa de barro ou até a brisa do São Francisco. Jamais se atrase para começar a dançar com um capricorniano, já que eles valorizam muito a pontualidade. Se por acaso você se atrasar explique o que houve com bastante seriedade. Comece o forró sentindo o terreno, se seu par tem jogo de cintura ou não, se tem xaxado nos pés, se tem aquele molejo gostoso do corpo, uma mistura de ambrosia com leite quente, que faz o som do triângulo e da sanfona reverberar pela pele e converter-se em compasso de pé. Se seu ou sua chefe não tem isso mostre com paciência o que você quer na pista de dança que seu par acompanhará, afinal o lema do capricorniano é trabalho e neste caso, uma coreografia mais legal. Ao passar a perna, ao dar a mão para a voltinha, ao sacudir o ombro naquele ritmo que cheira a nordeste mostre para seu par que a platéia admira vocês dois pois o capricorniano é muito ambicioso. Se por acaso, lá pelo meio da coreografia, vocês atravessarem o ritmo retome a semínima e esforce-se para salvar a atuação dos dois. Invente alguma coisa, tire do chapéu uma meia-volta ou troque de mão sem que ninguem perceba muito, improvise mesmo que seja preciso fazer um passo que não seja muito bem de forró e pode ter certeza que o capricorniano, que gosta muito de pessoas responsáveis, vai admirar seu senso cênico e já que a dança era for all e os trabalhadores eram das estradas de ferro, pode até fazer um trenzinho no final.
Exercício 2 – Escolher um forró inspirado nos seguintes capricornianos:
Ava Gardner x Isaac Newton
Mao Tse-tung x Marlene Dietrich
Louis Pasteur x Faye Dunaway
VALSA COM UM LEONINO
Esqueça valsinhas de aniversários de debutantes, formaturas de graduação e casamentos, nada a ver. Pense em Johann Strauss, em Viena, em salões enormes de piso de tábua corrida encerada, vestidos bufantes e casacas engomadas. Pense em rodopios, torsos sempre eretos, queixos altivos. E por falar em rodopios, como se preza um gênero que chama-se walsen, ou seja, dar voltas, nada coma antes de dançar. Valsar com um leonino significa sobretudo não olhar para os lados, não importa se na pista estiverem os melhores dançarinos da paróquia. Seja leal a seu par, istó é o mais importante. Sua valsa precisa ser livre, executada com certa independência, não seguir muito as regras, afinal que mal há nisso? dance grande, não espere o aval de seu par: arrisque a bailar com categoria. Faça mesuras, pegue na cauda do vestido, combine a cabeça com a direção da dança, tenha consciência da sua gravata borboleta ou casaca, afinal a valsa tem um pé na aristocracia, seja dançando frente trás lado lado ou somente lado lado. Tenha persistência na coreografia, mesmo se errar repita até sair bom, os leoninos admiram quem tem força de vontade e brilho próprios, sem claro ofuscar o brilho do próprio leonino, que é vaidosíssimo. Por isso fique sempre um passo atrás de seu par quando for o caso dos holofotes, sempre dê um jeito de aparecer menos, deixe os aplausos para seu par, principalmente ao final da valsa, quando é sempre chiquérrimo fazer uma mesura, dar o braço e sair do salão no maior estilo.
Exercício 3 – Imaginar com detalhes uma valsa entre os leoninos:
Fidel Castro x Cora Coralina
Caetano Veloso x Maria Quitéria
Burle Marx x Coco Chanel
Mário Quintana x Jacqueline Kennedy
Hitchcock x Anita Garibaldi
LAMBADA COM UM CANCERIANO
Sua lambada precisa ser do jeito que o canceriano sabe dançar, senão seu par pode virar uma criança birrenta. Esqueça que você aprendeu a dança com o mestre do carimbó amazonense e que sabia as origens da lambada binária, deixe que seu ou sua chefe dance do jeito que aprendeu, caso contrário você terá problemas. Como o canceriano não é direto, você precisará ser bastante sensível para notar se está ou não agradando, se está dançando direito, no ritmo certo, se precisa dançar mais coladinho ou remexer mais as coxas, ou ainda partir para passos mais ousados porque se você não estiver a contento seu par vai ficar irritado por você não perceber isto. Em compensação você terá como parceiro de pista de dança uma pessoa bastante afetuosa e que gosta de estar rodeado por gente, ou seja, pode dançar nas bordas, próximo da platéia, que seu par vai adorar. Seja delicado, não force demais a barra, mesmo se sentir que seu par não esteja dançando muito bem. Sorria, tenha o suingue no corpo, e mostre isso com sinceridade, e se depois você quiser conversar sobre suas atuações e sobre se é certo ou não a lambada ser zouk e ser dançada ao som de músicas estrangeiras, pode falar que o seu par de pista vai ouvir com boa vontade.
Exercício 4 – Pensar em como os cancerianos abaixo se sairiam em uma lambada animada:
Alberto Santos Dumont x Ginger Rogers
Franz Kafka x Dercy Gonçalves
Saint-Exupery x Gina Lollobrigida
Machado de Assis x Denise Stocklos
George Orwell x Princesa Diana
SAMBA COM UM AQUARIANO
Há tempos de partido alto, samba pelo telefone, cavaquinhos queridos, violão e pandeiro...se for sambar leve uma camisa verde e uma calça amarela e se o seu chefe for homem você inverterá os papéis e será você quem comandará este samba, não ele pois os aquarianos não se sentem muito à vontade no comando, acha que você deve saber o que fazer por intuição, portanto não espere que ele faça primeiro, reaja logo, sambe com animação, requebre bem brasileiramente, no ritmo binário, sincopado, mas sempre de olho nele ou nela,
claro, porque o aquariano quer que tudo saia como ele queria. Nas suas idas e vindas mostre que é um bom parceiro de dança e reconheça por gestos de afirmação que seu par é um ótimo dançarino, afinal os aquarianos gostam de ser reconhecidos pela amizade. Sambe com sensualidade, defenda a volta do ritmo antigo, grite pelo salão que apóia o a batida tradicional, mas atenção, sem abusar, senão seu par pode levar as coisas para o lado pessoal. Não imponha passos que você aprendeu ontem, deixe que as coisas fluam, sugira e se seu par concordar leve adiante, principalmente pegadas mais diferentes ou que requerem mais equilíbrio.
Exercício 5 – Dar uma nota imaginária para os aquarianos e seu samba :
Baryshnikov x Virginia Woolf
Galileu Galilei x Carmem Miranda
Thomas Edison x Marília Pêra
Federico Fellini x D. Leopoldina
PASO DOBLE COM UM SAGITARIANO
Será o paso doble mais alegre que você dançará na vida, terá aroma de tourada, olé, castanholas e vermelho e negro, será inspirado em Carmem e nos ciganos. Ao dançar sua postura imitará naturalmente o cantor de Granada, altivo, mas cuidado para não se animar demais pois o sagitariano vai impor de certa maneira as regras dele, os passos dele, as regras dele. Seu par vai adorar provar por a + b que aquela virada fica melhor acompanhada daquele pé e que aquela pirueta não cai bem se for feita pelos dois ao mesmo tempo. Seu cavalheiro ou dama provavelmente vai empolgar-se e querer dançar duas coreografias uma após a outra sem nem pensar se você está cansado, se há música, se a platéia quer ver. Aproveite tamanha empolgação para dançar largo, e saborear o momento como se somente existissem vocês dois no mundo, mundo corporativo por sinal, o que é uma pena pois em certos momentos um beijo
na boca casa muito bem com o passo doble, mas em se tratando de subordinado e chefe, nem pensar...
Exercício 6 – Pensar nos possíveis erros que os sagitarianos abaixo cometeriam ao dançar um paso doble:
Silvio Santos x Clarice Linspector
Walt Disney x Margareth Thatcher
Mark Twain x Maria Callas
Beethoven x Vera Fisher
SALSA COM UM LIBRIANO
A mocinha do filme entra no alojamento do hotel de luxo e vê os garçons, zeladores, garçonetes, recepcionistas, manobristas, faxineiros da manhã converterem-se em dançarinos a requebrarem-se ao som de um aparelho portátil; ela entra na sala timidamente e estuda os movimentos: quadris para a frente, torso para trás, alguém a chama para dançar e ela nada faz mas depois com as aulas particulares ganha o concurso na frente dos rostos espantados dos pais e irmão no salão. O filme pode tornar-se realidade, sim senhor! Havana, conga, mambo, giros, braços, ritmo quente, corpos suados, tudo isto faz parte do ambiente. Bem, a parte da salsa suada não será de muito agrado do seu par, afinal o libriano gosta de elegância. Se for bastante fácil para você dance sua salsa com um quê de aristocrático, com boas maneiras, sem ser erótico demais e seu par vai valorizar seu esforço. Sugira passos, mostre novidades, dê um pequeno show e leve seu par junto que a indecisão dele agradecerá esta sua iniciativa. Dê preferência a um guarda-roupa decotado de for mulher, aquela roupa com brilhos, aquele cabelo tratado, sapatos apropriados, além de reparar na pista de dança, nas luzes, na platéia, nas mesas, tudo passa pelo escrutínio do libriano. Passe perfume e aproveite a noite dançando, use bem os ombros porém sem abaixar o queixo, requebre, use os braços e os pés, mostre suas habilidades com estilo.
Exercício 7 – Como os casais abaixo dançariam uma salsa? Escreva em um papel:
Nietzsche x Chiquinha Gonzaga
Miguel de Cervantes x Julie Andrews
Gandhi x Gal Costa
Oscar Wilde x Catherine Deneuve
BOLERO COM UM TAURINO
Enquanto arruma-se cantarole "Quiéreme mucho, dulce amor mío / que amante siempre te adoraré, / yo con tus besos y tus caricias / mis sufrimientos acallaré... / Cuando se quiere de veras / como te quiero yo a ti, / es imposible mi cielo / tan separado vivir... " O bolero conta histórias, sentimentos, besame mucho. Lembra as grandes orquestras, os metais que se rasgam em lamentos ou alegrias - quem escuta um bolero lembra-se logo de dança para casais. Prepare-se psicologica e fisicamente e dance desde o primeiro minuto: o taurino detesta
desperdícios de tempo. Use cada parte da pista e dance um bolero acadêmico, sem rodeios, prático, sem muitos excessos que você tenha inventado e seu par vai apreciar muito. Não pule passos mesmo que eles sejam difíceis, não enrole pois seu par quer ver sua atuação, mesmo que demore um pouco para vocês se acertarem na pista de dança. Procure bailar todo o leque de seqüências que você aprendeu com seus professores mas que não exijam muitas cabeças diferentes nem muitos braços cansativos. O ritmo precisa ser olhado com carinho para vocês não desandarem.
Exercício 8 – Imaginar que os casais abaixo são chefe e empregado(a), como dançariam este bolero?
Karl Marx x Ella Fitzgerald
Sergei Prokofiev x Janete Clair
William Shakespeare x Barbra Streisand
Nicolau Maquiavel x Audrey Hepburn
Sigmund Freud x Golda Meir
Orson Welles x Eva Perón
TANGO COM UM PISCIANO
O tango precisa ser incorporado, seja dançado em La Boca ou no Brasil, a alma portenha tem de estar lá, com sua história, seu porto, sua luz de lampião, o sotaque espanhol, o gel no cabelo, a sensualidade. Sue bastante a camisa e será bem-vindo para seu par pisciano. Dance como se esta fosse sua última tarefa na vida, como se você estivesse no século passado em Buenos Aires, terno risca de giz, gravata branca, encaixe de corpos tombadas de cabeça, viradas bruscas, um certo ar de briga, de paixão, com um rasgo generoso no vestido. Use brilhos e esteja a caráter. Para compensar a insegurança de seu par mostre que sabe dançar, que tem jeito para a coisa, seja forte e decidido, não lamente se seu tango não sair do jeito que gostaria pois seu ou sua chefe vai achar que você fez papel de vítima. Dance com categoria, aquelas voltas com os pés bem colocadas, mas não seja arrogante, mostre que vocês são um par e que vão, juntos, conquistar a platéia.
Exercício 9 – Será que piscianos combinam com tango?
Michelangelo Buonarroti x Maria Bonita
Glauber Rocha x Elis Regina
Heitor Villa Lobos x Darlene Glória
Castro Alves x Elizabeth Taylor
JAZZ COM UM ESCORPIANO
Tamborile os dedos e faltará pouco para você sentir-se como Julie Andrews em "Vitor ou Vitória": a moça pobre na Paris pós-guerra que devido à fome junta-se a um ator maduro e começa a fazer shows como um homem fingindo ser uma mulher. Mas é claro que seu gosto pode ser os grandes musicais da Broadway então não se faça de rogado: esta é a sua hora de brilhar nas luzes da ribalta - a parte boa será que você não precisará passar por uma seleção rigorosa para dançar, audições no teatro vazio e depois ter de ouvir quem passou e quem não teve sucesso. Porém prepare-se pois pode ter certeza que se você dançar mal seu par vai lhe dizer: não há meio-termo para ele: vai adorar ou vai detestar seus momentos de dançarinos. Mostre com transparência os passos que pretende usar, as sequências que acha interessantes e ganhará a simpatia de seu par. Além de fazer bastante alongamento para os joelhos cuide-se também para evitar ser manipulado pelo escorpiano, principalmente se vocês não combinarem direito o que farão, qual a sequência de vocês, pois a sua ou seu chefe dirá depois sem constrangimento o que achou da atuação na pista, mesmo que não seja agradável de ouvir.
Exercício 10 – Fazer uma troca aleatória de escorpianos para dançarem melhor o jazz:
Ary Barroso x Marie Curie
Pablo Picasso x Indira Gandhi
Mane Garrincha x Cecília Meireles
Dostoievsky x Grace Kelly
MERENGUE COM UM GEMINIANO
O quatro e a marimba começarão a tocar e o ambiente já ficará alegre: faça de conta que você é da República Dominicana e que aprendeu a dançar no compasso binário com os grandes mestres: caminhe sempre na mesma velocidade e já terá feito todo o trabalho. Tudo bem que no Brasil o merengue pareça-se com um doce, mas não se esqueça que merenques eram os invasores franceses. Seja malicioso como a dança e não faça muitas combinações antes de dançar: seu par espera que você entenda por osmose os passos que vocês vão fazer e como vão dançar determinada música. Não seja inseguro, mostre o que você sabe, seja ágil, criativo, exiba aquela manobra que você ensaiou sozinho durante um tempo esperando o momento certo para encantar alguém e veja a reação de seu ou sua chefe. Não sugira pistas chiques e formais pois o geminiano gosta de lugares descontraídos, e vocês poderão balançar seus corpos de forma azeitada e caliente
Exercício 11 – Qual destes geminianos abaixo você escolheria para dançar um merengue?
Chico Buarque x Isadora Duncan
Fernando Pessoa x Marilyn Monroe
Che Guevara x Judy Garland
Jean Paul Sartre x Shirley Temple
FORRÓ PÉ DE SERRA COM UM VIRGINIANO
Esqueça aquele forró juntinho e nada mais: para dançar moderno você terá de dançar largo, com figuras abertas. Já que muitos universitários dançavam este forró aproveite para estudar e ir para a pista com a mente também atualizada, quem sabe até ousar mais e tentar tocar o triângulo ou outra percussão? Planeje seu dia, veja sua agenda, chegar esbaforido e sem saber muito bem o que vocês vão fazer somente servirá para irritá-lo (a), afinal o virginiano é metódico e perfeccionista, vai reparar em como você se vestiu, o que calçou, se está perfumado, se seu estilo está completo. Seja solícito e ofereça-se para ensinar-lhe algum passo que ele não saiba, e quem sabe você receberá um raro elogio. Seu forró terá de ser um forró com começo, meio e fim, com passos conhecidos, nada de coisas misturadas e sem organização. Se for o cavalheiro, doar um pequeno ramalhete de flores para seu par não será nada mal...
Exercício 12 – Virginianos e forró pé de serra, uma combinação acertada?
Goethe x Agatha Christhie
Tolstoi x Sofia Loren
Michael Jackson x Greta Garbo