A POSSE DE DOIS MIL E NOVE

A POSSE DE DOIS MIL E NOVE


-Querida, você já preparou minha beca?

- Sim, meu bem. Está na lavanderia. Pedi à Terça-Feira que a deixasse pronta, antes que entrasse de folga. Um momento! Vou buscá-la.

Enquanto isso...


- Bem, já organizei a pasta dos documentos, atualizei os dados dos arquivos, agendei os primeiros compromissos....
Tenho ainda que relacionar os interlocutores. Esse encontro me deixa muito apreensivo. Será que foi assim também com meu antecessor? Pobrezinho, deve estar louco para voltar a Tróia...


- Falando sozinho outra vez, meu bem?

- Digamos que “divagando”, Lena. Você poderia ser mais tolerante comigo, agora que vou assumir essa enorme responsabilidade.

- Desculpe-me, você tem razão. É muita responsabilidade! Mas conte comigo. Estarei ao seu lado como sempre. Desde que soubemos que nossa vez chegaria...

- Por favor, vamos! Já estamos atrasados.

...

No Auditório Lotado...

a Torcida Verde balançava milhões de bandeiras de forma sincronizada e cantava hinos de protesto; os Lentos&Meio Lentos se contorciam no meio da multidão para chegar à frente; Voadores gritavam palavras de ordem e se atropelavam no ar; Aquáticos já não cabiam no lago central e saltavam uns sobre os outros o tempo todo; os Selvagens transpiravam pelas bordas do recinto, causando pequenos regos escorregadios. Lá nos camarins, com ar condicionado, via-se uma grande quantidade de Homo Eretus confortavelmente instalados.


Quarta-Feira, o apresentador, abre o evento tão aguardado:

- Senhoras e Senhores,

Tenho o prazer de anunciar a chegada do vigésimo nono filho de sua Exª Atualciclo Solar. Seu nome está vinculado à prosperidade e vitalidade, às honrarias e ao sucesso no trabalho e na saúde. Muito mais poderia ser dito sobre esta importante personalidade, mas prefiro que ele mesmo fale aos vossos olhos e ouvidos. Com a palavra... o nosso “An(M)O NOVO” ,
o Exmo. Sr. DOIS MIL E NOVE!

(Aplausos)


- Bons Dias, Semanas e Meses para todos!
Neste momento em que assumo a responsabilidade de gerenciar os próximos 365 dias do calendário gregoriano, quero parabenizar e agradecer ao meu antecessor pelo cumprimento da árdua tarefa de pulverizar o Planeta com novas demandas; por rasgar a cortina do palco da “Bolha de Sabão” e deixar nu todo o falido sistema financeiro internacional.
Como vocês sabem, Dois Mil e Oito e eu não podemos nos encontrar, mas seus resultados foram bastante úteis para subsidiar meus estudos preparatórios.
Pretendo estabelecer uma nova ordem no mundo, provocar a transformação das sociedades e de seus valores.
Para isso, meu plano de ação será unicamente baseado nas observações que os senhores farão a partir de agora. Peço que cada grupo nomeie um representante para trazer à mesa suas necessidades e ofertas.

Enquanto votam os senhores
Farei uma teleconferência
Com vossos provedores:
Atmosfera, Continentes e Mares
Serão os interlocutores.


Horas depois...retoma a palavra Sua Exª Dois Mil e Nove:

- Conforme combinamos, peço que se apresentem os representantes para iniciarmos a elaboração do Programa de Governo, que terá como foco sempre o bem-estar coletivo. De acordo com o sorteio realizado há poucos momentos, chamo a representante dos Lentos&Meio Lentos, a Sra. Serpente .

-Grata.
Sr. Dois Mil e Nove, é do conhecimento de todos que temos dificuldades para escapar do fogo. Tememos pela nossa sobrevivência, pois todos os dias milhares de nós são transformados em carvão. Nosso trabalho para promover o equilíbrio do sistema está com os resultados comprometidos, por mais que nos esforcemos. Queremos que seja determinado aos Eretus que se abstenham de realizar queimadas em todo o Planeta, imediatamente.

- O próximo é o Professor Tigre, representante dos Selvagens . Por favor, aproxime-se pela lateral para não atropelar os demais.

- Obrigado. Nossa causa é simples. Queremos apenas nosso território de volta.
Estamos sendo assassinados dentro da nossa própria casa para a instalação de cidades, estradas, plantações que não servem à nossa alimentação. Queremos que os Eretus parem de nos perseguir e invadir nosso espaço. Em contrapartida, nos manteremos bem longe deles.


- Aproxime-se Sr. Beija-Flor... já chegou!? (risos).Ele é o representante dos Voadores.


- Desculpe, não consigo voar menos rápido. Mesmo com agilidade e bom fôlego estou sofrendo como os outros da minha raça. Na época das águas não temos galhos de árvores para proteger nossos ninhos das chuvas; na seca perdemos nossos ovos e filhotes nos incêndios e não temos água potável para matar a sede. Eu viajo centenas de quilômetros para encontrar água limpa.Além disso, se nos aproximamos das cidades, somos aprisionados e mutilados. Desejamos que os Eretus parem de interferir no nosso habitat e nos deixem em paz ... Queremos ficar longe deles.

- Agora é a vez dos Aquáticos. Quem é o representante?

- Sou eu, Baleia Azul.
Sr. Dois Mil e Nove, há tanto para dizer, mas vou tentar ser objetiva. Todos aqui sabem bem o que significa a poluição dos mares, rios e lagos. Estamos morrendo aos montes todos os dias. Não só os aquáticos como nós, mas todos os viventes. Parece que só os Eretus não caíram na real. Eles continuam lançando milhares de toneladas de lixo nas águas, mesmo que isto esteja afetando a saúde deles próprios. São loucos ou suicidas? Não os desejamos mais entre nós. Queremos que sejam expulsos do nosso Planeta.

Paira um pesado silêncio na platéia, que só é quebrado pela barulhenta Torcida Verde, ao anúncio de que é sua vez de se manifestar:

- É um, é dois, é três ...
- Até que enfim
Chegou a nossa vez !

É um, é dois, é três ...
Agora vai falar
Quem cuida da sua tez!

Fala por mim, Alecrim!


- Obrigado pela confiança, pessoal!
Como podem ver ainda cultivamos um pouco de bom-humor, apesar de tudo. Sabemos que nossos dias estão contados. Às vezes penso que nos alienamos, que nos acostumamos com a morte de milhares de árvores por dia.
A verdade, Sr. Dois Mil e Nove, é que ninguém se acostuma com isso não. Todos os que aqui estiveram, apontaram um único responsável por os sofrimentos: os Eretus, seres vivos como nós, que estão ali sentados confortavelmente nos olhando de cima para baixo, como se fossem superiores a nós.
Prestem atenção, Eretus! Vocês não são nada sem nós. Como podem achar que sobreviverão sem nós? Parem de nos destruir. Parem!

Todos os Grupos se levantam e em coro gritam cada vez mais alto, durante cinco minutos:

- Parem! Parem! Parem! Parem de nos destruir!

Aos poucos vão se sentando novamente, a pedido do Sr. Dois Mil e Nove.

- Pessoal, devemos ser democráticos e ouvir o que tem a dizer o representante dos Eretus. Peço que façam silêncio. Vamos ouvir o seu porta-voz, o Barão Kabana.

Uh... uh... uh ... (vaiam todos)

- Senhores, ao longo de toda a História da Humanidade fomos desenvolvendo tecnologias capazes de criar riqueza, conforto e felicidade para nós mesmos. Vocês têm razão! Não pensamos nos demais. Agimos egoisticamente. Agora estamos tendo que aprender à força a arte da humildade, do reconhecimento de que é nossa obrigação tratar da saúde da Atmosfera, da Terra e dos Mares para o bem de todos.

Por isto, decidimos nos comprometer com cinco ações:
1. Faremos quatro grandes mutirões de limpeza no início de cada estação em todos os continentes e mares, retirando o máximo possível do material poluente e o processaremos em locais onde não haja prejuízos à vida;

2.Lá reciclaremos também todos os produtos indesejáveis pela Natureza, em atividades artesanais e indústrias de transformação, com o uso de ferramentas convencionais não poluentes;

3. Reuniremos toda a matéria orgânica descartada dos nossos lares e a transformaremos em fertilizantes, inclusive as fezes humanas, que serão utilizadas para replantio de florestas e plantas ornamentais;

4. Para cada Homo Eretus existente hoje no Planeta, será plantada uma árvore a cada dia, durante a Primavera. Para se ter uma idéia, segundo as estatísticas no 1º dia do mandato do Sr. Dois Mil e Nove seremos 6 bilhões, 750 milhões, 819 mil, 383 Eretus, que multiplicados por 90 dias da Primavera dará um total de 607 bilhões, 573 milhões, 744mil, 470 novas árvores.

5. Comprometemo-nos também a não mais capturar, destruir ou mutilar outros seres vivos por ambição, luxo, esporte e lazer; concordamos com a libertação de todos os prisioneiros que possam sobreviver na natureza.

Ao final da fala do Barão Kabana, alguns dormiam, outros bocejavam; havia quem esboçava um sorriso cético, outros balançavam a cabeça em tom de crítica.

Ninguém aplaudiu ou quis fazer perguntas.

O Sr. Dois Mil e Nove sinalizou para que Quarta-Feira se aproximasse e se dirigiu à platéia:

- Senhores, o momento é grave. Peço que me aguardem alguns minutos para que eu tenha uma conversa reservada com os Grandes Elementos: Atmosfera, Terra e Mares.

Enquanto isso, Quarta-Feira solicita que todos orem pelos Eretus:
- Que eles refaçam finalmente seus valores e cumpram o que acabam de prometer para o bem de todos. Amém.

No retorno, Dois Mil e Nove informa:

- Por consenso, decidimos que os compromissos assumidos pelos Homo Eretus constituirão a base do meu Programa de Governo, sob supervisão e fiscalização de todos os demais. Zelarei pessoalmente pelo cumprimento integral das propostas. Esta é a última oportunidade que os Grandes Elementos estão nos dando. Portanto, Srs. Eretus, não lhes faltem, sob pena de sucumbirmos todos juntos.
Grato pela presença de todos.


(Aplausos)


- Seja bem-vindo, An(M)o Novo! responderam

Está encerrada a Sessão, informou Quarta-Feira.

Sejamos Felizes com o An(m)o Novo!

Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 28/12/2008
Reeditado em 28/12/2008
Código do texto: T1356727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.