Reencontro

Ela transpôs os poucos degraus que a levariam até ele com passos firmes pela decisão que havia tomado. O longo corredor não conseguia absorver seus pensamentos e alinhá-los, colocando numa seqüência lógica tudo que precisava lhe dizer naquela tarde.

As várias portas que se seguiam passaram despercebidas. Sabia exatamente qual delas a levaria até ele e enfim a avistou.

Postou-se diante dela e só então se deu conta da agitação que a envolvia. Viu-o imediatamente e ele estava sorrindo, o seu sorriso franco e feliz de sempre. Ela respirou fundo pela primeira vez, na tentativa de acalmar todo sentimento que estava querendo se soltar. E então começou a falar:

- Ontem pensei muito em você e uma saudade louca me invadiu tão fortemente que eu poderia jurar que estava comigo naquele momento. É claro que não estava. Mas pude sentir o seu calor e o seu cheiro me envolvendo. A sensação da sua presença fez com que as lágrimas despencassem pelo meu rosto compulsivamente e fui acometida de um desespero incontrolável. Então tive a sensação de que seus braços me envolviam como sempre fez ao me ver assim tão triste, a sua mão subindo até os meus cabelos e afagando-os docemente e me acalmando, como sempre o fez. Acalmei-me e percebi que você não estava ali.

Foi então que veio à tona tudo que sempre senti e nunca lhe disse.Talvez já seja tarde demais, não o tenho mais perto de mim, mesmo assim quero que saiba.Percebi o quanto você foi importante em minha vida e, mesmo a sua maneira, com a qual eu não concordava, me ensinou o muito que eu sei. Éramos diferentes, com certeza, mas hoje me assusto ao perceber que sou muito mais parecida com você do que eu supunha. Admiro-o tanto pela sua vitalidade e força, que nem os maiores reveses que a vida lhe trouxe o fizeram reclamar ou desistir. A vontade de viver e ser feliz estão estampadas neste seu sorriso e eu a encontro em mim quando sorrio frente ao espelho. Descubro-me cada vez mais um pedaço seu.

É incrível como a distância nos faz esquecer toda a mágoa, mas conserva e ressalta tudo de bom que um dia houve. Sinto sua falta e muitas vezes me pego chamando-o em pensamento para que venha me proteger, como acontecia quando estávamos juntos. Queria tê-lo entendido mais e talvez o ajudado mais e a mim também.

Preciso que saiba que o perdôo por todas as vezes que me fez chorar e ter vontade de fugir para bem longe de você. Pelas coisas que me impediu de fazer só para ter-me por perto. Hoje percebo que o seu ciúme representava o amor que não sabia expressar. Sei que você me amou com o maior amor que alguém pode ter, que pena que nunca soube me dizer e que precisou estarmos tão distantes para eu compreender. Pois saiba que também o amei e ainda amo de uma forma que jamais amarei outro alguém. Apesar de tudo, ninguém o substituirá e é por isso que o nosso estranho amor é para sempre.

Sinto-me aliviada neste momento, pois tenho a certeza de que você compreendeu tudo. Vou embora feliz, mas voltarei sempre que precisar olhar para o seu sorriso, no entanto ontem sua presença foi tão forte que tenho impressão de tê-lo para sempre ao meu lado. Fique com Deus.

Afastou-se lentamente e acomodou em frente à porta a rosa que lhe trouxera.

Virou-se e fez o caminho de volta, deixando para trás a certeza de estar em paz com seu pai, que lhe seguia sorrindo do porta-retrato, em sua sepultura, no final do corredor.

Léia Batista
Enviado por Léia Batista em 26/12/2008
Reeditado em 25/01/2009
Código do texto: T1352881