Crise
Mal abri a porta e ela gritou:
-"Em crise,novamente"!Entrou sala a dentro..
O casaco e a bolsa de Gabriela voaram na direção do meu sofá.Sem pontaria,cairam no chão.
"Tantos anos se passaram,amiga...saco"!
Sentia sinceramente.
"Ele está aí,desde sábado.Natal com a família,sabe?Essa volta esculhambou meus planos de independência afetiva.Nem mais saido eu tenho esta semana!Atrapalha o meu trabalho!Vê isso?"Apontou no próprio rosto.Marcas escuras sob os olhos."São minhas olheiras,amiga!Chegam nos joelhos!"Soluçou.
"Estou com a cabeça a milhão,o tempo todo revendo o velho filme.Aquele nosso,com final infeliz.Dói!"...
Ainda dóia,eu vi!Seus olhos começando a lacrimejar.Alcanço um lenço de papel.
-"Como assim?Encontrastes com ele?"Pergunto.
"Não era prá gente se ver de novo,não era...quando foi embora prá longe,eu aplaudi,lembra?Rasguei cartas,doei roupas e,queimei fotos.Depois me arrependi,pois perdi parte de minhas recordações de aniversários e festas.Não sobrou nenhuma da nossa formatura !"
-"Deverias ter feito como minha vó:recortado a cabeça dele das fotos!" falei.
A lembrança das fotos decapitadas da avó renderam uma risada fraca.Breve,as nuvens voltaram ao seu rosto.
"Deletei ele,juro!Doei as coleções favoritas de long plays,o poster autografado do Internacional campeão,esquecido na parede,para o brique de Natal de entidades que cuidam cachorros!!O eliminei do pensamento,da minha lista de prioridades,de amigos.Esqueci a data do aniversário dele!".
Fazia 6 anos que abril era de novo um mês qualquer em sua vida.Não sumia mais dia 15,como já tinha feito.
"E cá estava eu:feliz!Em paz!Em paz!"Recorda.
E estava.Trabalhando,vivendo,sorrindo,namorando,sonhando outra vida.
"E assim,do nada,ele volta!"Continuou reclamando.Soluçou.Alcancei um copo de água com açúcar.
"Encontrei de novo,ontem em reunião na casa de amigos".
"Cheguei e surpresa:eis o ex!Na sala,sentado e feliz!Na verdade,alguns quilos acima do peso". Lembrou satisfeita..
-"Ele estava na cidade,visitando os pais,soube de nossa reunião."Agitada,imita a voz da Carminha:
-"E teu celular,hein?Desligado?Como eu ia te avisar?Chegou agorinha,antes de você!"Desculpou-se a amiga,dona da casa.
"E assim eu o vi,amiga,sem ser convidado por minha vontade,sem vergonha,sem ter me preparado!Ele,o ex.Invadindo minha vida,ressuscitando a velha intimidade que tínhamos lembrando na festa de fatos que foram tão nossos...Tipo "doce de laranja bom mesmo,com aquela canelinha era na casa da tua mãe,no domingo!Da gente lamber depois a tigelinha,lembra?"!"Lembrei.E lamentei não ter a pá de polenta gigante da minha mãe prá bater nele!"
Continuou soluçando.
"O pensamento voava.Eu suava feito cavalo.!Tive medo do copo cair de tão molhada que estava minha mão.Sabe raiva?A minha vontade era homicida,meu sorriso amarelo."Tirei o copo da mão dela,achei melhor.
"Que vergonha minha!Micos mil!"A fúria foi tomando conta da razão.A razão perdendo feio para a emoção.
Confessou então:
-"Meu ódio maior é este:inacreditávelmente, ainda ajo feito adolescente diante dele!Nunca mais meu estômago tinha revirado assim,nem meus joelhos batido tanto!O coração quase me saiu pela boca!Suor,visão embaçada,taquicardia (pensei até que era enfarto)".Sei.Estou vendo.
"Infelizmente,continua sendo dono do que é dele...Mente minha,corpo dele.".Reconheceu.
"-Briga titânica!Corpo traiçoeiro!Coração traidor!Precisas pegar a chave de volta."Concordei com ela.
A narrativa segue e descubro que estoicamente,seu pouco Orgulho a salvou,e ela saiu legal!
"Segurei,contornei !Conversei com ele,sorri discretamente,comi o churrasco mais sem gosto da minha vida!Tudo virou papel!Se bebesse,era ótima ocasião prá tomar MUITAs á mais.Infelizmente,água com gás não me faz esquecer de tudo que eramos...Duas horas depois,dei tchau para a turma.Até o beijei na saída,desejei boa viagem de volta prá casa".
-"Te ligo!" Ele disse.
-"Hã,hã!"Ela respondeu.
"Vai pro inferno!E circulando prá fazer vento!!"Ela pensou.
Rimos. Depois tomamos um chá de cidró com bolinhos de chuva (cozinhar distrai,alivia tensões).
No fim do chá,contabilizamos seus ganhos e perdas.
Constatamos:
Para ela,o Pior:
-"Amiga, eu sei que NUNCA mais eu e ele seremos nós".Falou.
Para ela,o Melhor:
-"Passou.Te contei?Já que ocupei o armário dele,com meus sonhos,vou renovar o meu quarda-roupa!"Sorriu com gosto de dever cumprido.
Com certeza,depois daquela tarde,havia luz no fim do túnel!