Dia das Mentiras

Acordei, liguei o PC, lembrei-me que hoje é o Dia das Mentiras. O_corre-me o conto de ontem, re_começo a contar.

Vira o filme acelerado pela sua imaginação e registara a ideia da história como sendo um conto ainda sem final onde a personagem principal era uma mulher casada, cujas sucessivas aventuras pediam um desfecho que ficara em suspenso.

Enquanto penso contar as "aventuras" dou tempo que se instale a necessidade dum final, lá para o Fim. O conto há-de acabar, mas a sensação é estranha.

Toda a história vivia da presença duma narradora, ao deixar a narração inacabada ela cria um novo final para a história.

Gosto destas coisas, dar o dito por dito e trabalhar o dito... agora o final é conhecido! A narradora vai-se embora e deixa o conto inacabado!!

Todo este conto se dá sob 'o signo da estranheza', escrevo-o pois para essa narradora desaparecida, isto depois de lhe ter escrito:

«

Não vou pensar muito o que possa dizer: de repente, sinto-me órfão duma presença feminina criadora, com a qual descobrira esta vi(n)da... Beijos para sempre.

»

Poderia ela ser a sua personagem? Não, Sim ou Quem dera? Se o Não ou Sim se equivalem, Quem dera? surge como uma escolha que obriga a escolher, o quê?

O problema deste meu conto, se é que é problema, é obedecer àquela máxima, talvez prefira usar o sinónimo, aforismo: «a realidade é mais fantástica que a ficção».

Sinto-me obrigado a acreditar nas coisas que conto, se somarmos a isso a minha falta de gosto para contar histórias inventadas (a qual será, seria, sereia... a melhor das minhas invenções), o caso é - quase me sentir condenado ao papel de historiador.

A querida narradora do meu conto, propôs quatro finais à escolha do leitor:

http://www.contossecretos.com/

1 - a personagem feminina central, a mulher casada, depois de desconfiar do marido, ter um caso com um amigo e

2 - reencontrar uma amiga com quem tinha tido também um caso,

3 – é convidada por esta amiga para trabalhar, um desafio profissional que a levaria a Paris, Milão, Roma..., responsável por dirigir lojas de moda nessas cidades

4 – ou continuar em Lisboa, casada, na boa...

Desculpem-me se a ordem não tiver sido esta, agora como historiador apenas apresento documentos e entrego a história à História! Com esta grandiloquência, não dê em flatulência...riso.

«

Para além da escolha da história bem acabada que ninguém contesta, onde apenas se pede sensibilidade na música envolvente das palavras, eu provavelmente levaria a "artista" para Paris, Roma, Milão… Dar-lhe-ia a metafísica pela descoberta de leis físicas… duma personalidade enriquecida por opções dramáticas: expiação, renúncia; descoberta e aventura; magia e crença… a conduzir à descoberta com a expiação… tudo à mistura, com a carga dum lirismo do amor perfeito com o marido entregue a novas opções: ou voar até Paris, ou esperar em Lisboa; um Francisco desperto e aberto a novos voos, uma Teresa por perto… Renovados votos de Bom Final!

»

Fim

Mas... o "signo da estranheza" não tem nada de estranho, a narradora teve uma proposta profissional, espero que a leve a Paris... e!... Também gosto dum mas...

Ma(i)s...

R

{SOB O SIGNO DA ESTRANHEZA sem nada de estranho e essa seria a sereia da estranheza, fica hoje, e sempre?, DIA DAS MENTIRAS.

Hei-de reler; dêem nota da V. leitura, para encontrar novo final: Mais... contos do R... Recantuais Saudações!!}

Francisco Coimbra
Enviado por Francisco Coimbra em 01/04/2006
Reeditado em 01/04/2006
Código do texto: T131986