EFEITO BUMENRANG
EFEITO BUMERANG
Cenário- empresa de exportação, setor estratégico
Personagens:
Supervisor geral Jânio Albuquerque-
Subgerente Lúcia Tavares –
Subgerente Armando Figueira –
Funcionário Marcos Alencar -
Dois subgerentes do setor estratégico de uma empresa de exportação, setor este que, recentemente, sofreu alterações conforme deliberação da diretoria da empresa, para que houvesse um maior resultado na elaboração de estratégias a serem implementadas na organização, recebem suas primeiras orientações, do supervisor geral, a qual estão subordinados:
Jânio – bom dia e sejam bem vindos. Como vocês sabem, a empresa passou por algumas transformações e a diretoria achou por bem reestruturar o setor estratégico para uma melhor otimização dos recursos e conseqüente melhoria nos resultados. Vocês dois foram escolhidos para gerenciar em conjunto este setor. Conto com vocês para que nossa empresa obtenha o sucesso esperado.
Armando - meio que puxando o saco - Pode contar com a minha total dedicação Sr Jânio. Darei tudo de mim e mais um pouco, para obtermos os melhores resultados em um curto espaço de tempo. O sr pode ter certeza, estou totalmente focado neste trabalho, e o que a minha colega precisar é só pedir. Afinal eu tenho uma certa experiência neste ramo de estratégica...
Jânio - interrompendo o falante puxa-saco- é claro sr Armando. O sr não estaria aqui se não achássemos que o sr tem condições para o cargo. Pois bem, depois eu irei falar em separado com cada um para orienta-los melhor e informa-los o que pretendo, por enquanto obrigado.
Muda a cena, Armando esta conversando, no canto do cafezinho, com o funcionário Marcos:
Armando – que droga, não sei porque não me deram toda a sub-gerência do setor. Pra que dividir e ainda colocaram uma mulher. Ah cara, mas eu não vou dar folga não. Se ela ta pensando que vai ter moleza, ta muito enganada.
Marcos – ih cara! Não encuca, seja esperto. Fica amigo da loca. Te faz de santinho, vai ficando intimo, descobre as fraquezas dela e vai minando a coitada. Come esse mingau pelas beiradas cara!
Armando – Tai! Tu ta certo. Vou comer esse mingau pelas beiradas. Ai no momento certo, ela nem vai ver o que atingiu ela. Este setor vai ser meu.
Muda a cena, Armando esta conversando com a Lucia e esta lhe confessa:
Lucia – ai Armando, eu to morrendo de medo. To muito preocupada
Armando – porque loca... Quer dizer Lucia?
Lucia – eu ouvi dizer que neste setor eles usam muito ferramentas tipo 5W2H, estas coisas. Eu já nem lembro mais disso. E na faculdade eu tive muita dificuldade, não tive uns professores muito bons, sabe e... Ai meu deus! Não quero desapontar.
Armando – não te preocupa “amiga”. No que tu precisares eu te ajudo. Já sei. quando ele vier falar comigo eu vou sugerir assim como quem não quer nada que ele deixe estas coisas comigo. Que eu assumo. Deixa que eu seguro esta pra ti “amiga”!
Lucia – ai Armando, obrigado, tu é um amigão mesmo
Muda a cena e Jânio esta conversando com Armando, quando este lhe diz:
Armando – Jânio. Eu queria sugerir uma coisa, se não fosse ousadia.
Jânio - mas pode falar, afinal somos uma equipe que vive de idéias
Armando –pois é. Eu acho que pro atual estágio em que esta o nosso setor estratégico, nós devíamos utilizar, para uma analise de nossos problemas mais graves e na tentativa de achar soluções rápidas alguns tipos de ferramentas estratégicas.
Jânio- um interessante! E o que você sugere?
Armando - bom eu pensei em algo assim como... um 5w2h, por exemplo. Eu tenho uma certa experiência no assunto, porém não me importaria de deixar isto a cargo da Lucia.
Jânio- é? Porque?
Armando - ah sr Jânio, eu não vou mentir. Neste assunto a Lucia é bem melhor que eu. Inclusive esses dias, numa conversa que tivemos, ela me deu uma aula. Não tenho vergonha em admitir, fiquei sem assunto.
Jânio- é mesmo. Que interessante, vou falar com ela agora mesmo.
Armando - só lhe peço uma coisa sr Jânio. Não diga pra ela que foi eu que lhe comentei. Eu sou daqueles que acho que a gente deve ajudar aos outros a crescer, mas não precisa fazer propaganda sobre isto.”Não deixe sua mão direita saber o que a esquerda ta fazendo”
Jânio- muito bem sr Armando. Estou muito impressionado com o sr. Parabéns!
Muda a cena, Armando e Marcos conversam:
Armando - cara, fiz o que tu me sugeriu. Perfeito, vou ralar com a loca
Marcos – eu não te disse: come o mingau pelas beiradas
Armando - só tenho uma coisa pra te dizer cara. O pior, que aquilo que ela disse que não sabe, pois bem, eu também to por fora. Mas não espalha mano.
Marcos – não pode deixar, boca de siri. Não precisa ficar preocupado “amigo”
Muda a cena Jânio se reúne com Armando
Jânio - Armando, que decepção com Lucia. Encarreguei ela de fazer algumas analises, até um 5W2H como você me sugeriu. Mas ela só me enrolou. Tive sérios problemas. Tive que despeça-la.
Armando - meu deus. A mim ela também enganou. Achei sinceramente que ela sabia do traçado. E era só balela.
Jânio-pois é a diretoria deixou a meu cargo a solução deste impasse. Achei primeiramente que talvez devesse deixar o setor sob sua total responsabilidade, afinal pelo o que o sr demonstrou tem pleno conhecimento de ferramentas estratégicas.
Armando - ficaria honrado..
Jânio- mas depois decidi não. Primeiro, não vou sobrecarregar o sr com tantas tarefas e não quero mudar a decisão anterior da diretoria. E depois achei alguém adequado para este cargo e inclusive ele me disse que conhece muito bem o sr e é seu “amigo”. Sr Armando, quero lhe apresentar o nosso novo subgerente o sr Marcos Alencar.
Fim