Ela
Praia de águas claras e límpidas. Parece milagre, mas é verdade. Dois tipos aparentando não fazerem mal a ninguém, tomam cerveja na sombra da eficiente barraca.
- E você está triste com a perda?
- Triste não. Não haveria como ficar com aquele anjo.
- Anjo? Não anda lendo Nelson Rodrigues demais?
- É um anjo. De cara. A alma é de prostituta.
- Apaixona-se por prostitutas agora?
- Não é questão de agora. A paixão não tem tempo.
- Sei. E a traição também.
- Acompanha todos nós.
- Todos nós uma ova! Traição comigo é pancada e separação.
- Sempre pensei assim, até que veio esta.
- Vele a pena?
- “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena” – respondeu com frase do poeta português.
- Esse cara era doido!
- Acaso você não é também? Não somos todos nós? Fernando Pessoa nunca se disse são. Mas suas verdades são sublimes...
- Mas você está apaixonado pela bela Maria Eduarda. Não faz sentido. Ela casou com outro, foi-se embora.
- Embora? Não. Isto é coisa passageira, mais cedo, mais tarde, ela está de volta.
- Como tem tanta certeza?
- Fácil. Outra terra, outra gente, costumes diversos. Ela é daqui, e daqui não vai sair.
- Presunção sua! Já saiu...
- Mas volta. Cedo ou tarde ela volta.
- Como pode ter certeza disso?
- Conheço sua alma...
- Conhece como, se não é vidente ou coisa que o valha?
- Ela volta.
- Pode ter uma desagradável ilusão, meu caro!
- Engano seu. Seguiu porque não tinha alternativa.
- Casada?
- Casada. Está iludida, é muito nova. Quando abrir os olhos, vai ver a tolice que fez.
- Tolice? Vai com essa, amigo! Tolice por qual motivo?
- Simples. É e sempre foi muito livre. Quando sentir que a liberdade está restringida, abandona tudo e volta.
- Volta para os seus braços?
- Claro que não. Volta para as areias brancas, muito brancas, que fazem doer os olhos quando refletem a luz do Sol. Para o mar e a terra que ama e sempre amou.
- Você está excluído?
- Excluídos somos todos nós.
- E ela?
- Ela é um grande mistério, como são todas as mulheres.
Acabava de sumir o Sol. Com a chegada da noite, o mistério aumentaria, mas a conversa terminou.
Ninguém sabe como isto tudo vai acabar. Nem eu, nem ela, nem você...