EU SOU ÁGUIA
Eu sou uma águia, mas demorei muito a me descobrir águia. Por um descuido minha mãe águia botou um ovo num ninho de galinha. A galinha foi botando seus ovos no mesmo ninho e, ali, os chocou. Depois do tempo certo, quebramos os ovos com nossos biquinhos e nos libertamos. Logo percebi a diferença; um era maior, voava mais alto, mas fui criada como galinha; dormia presa no galinheiro e vivia uma simplória vida destinada uma panela, sem nem ao menos sonhar com altos vôos de uma águia. Todavia eu era infeliz. Eu queria ser livre, decidir a altura do s meus vôos, escolher os meus caminhos... Mas, como?!
Até que um dia apareceu no sítio um jardineiro. Ele entendia de plantas, animais e seres humanos. Olhou para mim e disse: - Que maldade! Você é uma águia! Não pode ser criada como galinha. A partir dessa descoberta visitava o galinheiro todos os dias e carinhosamente, me levava para treinar vôos. A cada dia aumentava a altura. Quando achou que eu já estava preparada levou-me para a montanha mais alta da região e disse-me: - Você não é galinha, não pode ter vida de galinha. Você vai saltar deste píncaro e sentir as maravilhas do vôo de uma águia. Senti foi medo, muito medo. Fiquei insegura, trêmula, pensando que nunca conseguiria. No entanto, ele pegou-me resoluto, confiante e gritou: - Voe, abra suas grandes asas, sinta a beleza da paisagem; você é águia e pode voar alto. Seguindo seus conselhos, pulei e voei segura, sobre montanhas, lagos, rios, feliz pensando na vida boba, no tempo perdido naquele galinheiro. Pensei:- “Quantas pessoas vivem vida de galinha podendo ser poderosas águias.”