MOINHO VELHO
MOINHO VELHO
Naquele canto do mundo a vida era simples e o povo vivia feliz e em completa harmonia, ninguém perdia tempo com brigas, discussões ou qualquer mostra de violência, a paz era tão perfeita que lá não havia policiamento, os cidadãos de Serra Formosa não precisavam de nenhuma vigilância e o gasto com policia era totalmente desnecessário e inoportuno.
As famílias confiavam no bom comportamento de seus jovens e ninguém se preocupava em vigia-los, eles se divertiam em bailes, pic-nics e em respeitosos namoros; era tradição do lugar que os rapazes se casariam com sua primeira namorada e todos seguiam esse costume, assim as moças se preparavam para serem boas esposas, melhores mães e a paz era geral.
O tempo corria e nada mudava, durante varias gerações aconteceu sempre o esperado; afinal chegou o novo milênio e para surpresa do ordeiro povo daquela tranqüila comunidade tudo mudou e mudou para pior, os jovens passaram a se vestir com novas modas e a proceder de maneira absurda e diferente, a fidelidade á primeira namorada desapareceu de vez.
Os bem comportados jovens desapareceram e tomando seu lugar chegou uma geração alegre e livre, ninguém namorava e todos ficavam; os pais perderam o domínio e se tornaram apenas provedores, passaram a receber o tratamento de companheiros e já que não podiam combater trataram de aderir as novidades, tornou-se comum as farras familiares.
Em Serra Formosa a tranqüilidade se foi para sempre, mas o divertimento chegou para ficar e todos gostavam, faltava apenas um lugar para tanta animação, um clube não servia porque era tradicional demais e foi ai que um morador da agora tumultuada cidade se lembrou do Moinho Velho, era perfeito para ser transformado em uma espécie de parque.
O tal Moinho Velho era uma construção antiga em formato de um moinho holandês e estava abandonada pelo proprietário a muito tempo; dentro de um grande terreno cortado por um córrego de águas cristalinas, era o ideal para se tornar um moderno ambiente para todos os tipos de eventos; o proprietário ficou feliz por se livrar daquele elefante branco.
Reformas foram feitas e o lugar se transformou em um espaço muito bonito e acolhedor, os responsáveis pela organização contrataram um bufê com garçons, copeiras e demais pessoal especializado, o principal contratado foi um dj muito conhecido e famoso; tudo pronto e florido, foi marcada a data da esperada inauguração que seria um grande evento.
Tudo pronto e a festa começou, musica altíssima e bebidas a vontade, em pouco tempo todos os presentes estavam bêbados e cada um mais inconveniente que o outro; os vexames se sucediam, mas a festa que já não era festa e sim uma enorme baderna continuava, de madrugada os poucos que ainda estavam se agüentando de pé saíram para quebrar coisas.
Foi uma arruaça assustadora: gritos, uivos, correria e barulho de vidros se quebrando; na região do Moinho Velho a destruição foi enorme e para coroar o fim da festa, aconteceu uma grande briga que deixou um morto a facadas e vários feridos; no dia seguinte a policia chegou e se estabeleceu, mas Serra Formosa jamais voltará a ter paz porque onde a ordem não impera nas famílias, a policia nada pode fazer.
Maria aparecida Felicori{vó Fia}
Texto registrado no EDA