VÍRGULA 6 : ESCLARECIMENTO E INVEJA (COR)

(CORRIGIDO)

ESCLAREIMENTO E INVEJA

VIRGULA: 6

A dupla "fala-juntas" amanhece ouriçada, o dia promete um rebú danado, as coisas que elas mais gostam eram ver a mãe tomar satisfações e conversar sobre a vida dos outros. Ah, Das Maria alta e magra, gostava também de ir a enterros, adorava-os. Enquanto Das Graças a baixinha gorduchinha de cabelos encaracolados, gosta mesmo é de fofoca.

-Acode Gema, o leite que pus para ferver está derramando. Gritava lá do quarto a Dona Das Dores, que amamenta ao Leo e à De Fátima, a sardenta, que mamava como uma bezerra erada. Gema após acodir o leite, continuou a passar o escovão no piso da cozinha.

Um pouco antes do almoço a progenitora da casa, chamou a dupla inseparável para irem com ela ao Grupo, afim de conversar com a comadre Elza. A dupla saltitava de emoção, pois os seus vastos cabedais de fofocas seriam aumentados. O dia estava quente, o céu com um azul tão lindo, cavalgado por poucas nuvens ralas e brancas. O verde da serra próxima estava tão verde, que dava até vontade de parar o relógio do tempo, e ficar ali contemplando eternamente a natureza. Na entrada do colégio, encontram a faxineira Zeferina, após o cumprimento pergunta-lhe:

-A comadre Elza já chegou.

-Sim está lá na secretaria.

O corredor não estava tão longo como no dia em que fora assinar o conhecimento da expulsão. Elas passam rápido cruzara o recinto como rápido corisco. Enfim estão na sala da Diretora. Sem cerimônia, embora com toda a intimidade que elas tem, foi entrando e ao vê-la iniciou um diálogo sem os cumprimentos de praxe.

-Comadre eu vim me inteirar agora com mais calma da expulsão...

-... da Gema, bom dia comadre Das Dores, completou educadamente a Diretora.

-Bom dia, comadre Elza, respondeu mais acabrunhada do que envergonhada. Mais eu queria saber...

-...da expulsão da Gema, não é mesmo? Bem Das Dores, você não deve ter conversado direito com sua filha e nem lido a notificação que você assinou, lá nós explicamoss que ela foi expulsa digo transferida da sala de aula, não do colégio, ela sabe disso, porque é um caso grave, mas não a ponto de expulsar do colégio uma das nossas melhores alunas. Lembra bem na escolha da oradora da turma, para receber o Governador, nenhuma aluna daqui, conseguiu se quer aproximar ao nível dela, quer por inteligência, quer por desembaraço, quer por beleza. Portanto fique certa, eu não acredito que ela tenha colado, tanto é que já marquei para a próxima segunda-feira, uma prova oral onde ela será sabatinada por todo corpo docente, bem como as mães de outros alunos também são convidadas para assistir a argüição. Fica certa minha amiga, essa sua filha é um sucesso. Esse meu procedimento é para calar a boca das fofoqueiras.

Após ouvir tanto elogio e como ela gosta que suas filhas sejem elogiadas, agradeceu, saindo dali acompanhada da dupla, que nada entendeu e nem gostaram de ouvir a irmã ter sido chamada de bonita e inteligente. No caminho de casa tentam fazer mais uma intriga contra a irmã, mas a mãe nem percebeu dado à satisfação que estava de ouvir tantos elogios para a filha. Ao passar pela porta de Manuela, uma vizinha, ouviu um gracejo maledicente.

- Dona Das Dores só colando assim para chegar perto do Governador.

Via-se e ouvia-se pelos cantos da cidade que a inveja que muitos tem da garota é grande. Ela que tomava satisfação por tudo, desta vez ficou calada, pensativa, não sabia o que falar, mesmo com a insistência da falam-juntas:

- Fala mãe...Com uma delas lhe puxando a saia com uma sacodidela.

. Ao chegarem em casa o almoço já estava adiantado pela Gema e seu pai. A casa estava um brinco; tudo arrumado, inclusive os dois bebês. Sr. Onofre no momento que elas chegavavam, atendia na porta dois cavaleiros ciganos que o contratavam para ferrar uma tropa de animais.

Após o almoço começavam a chegar as mulas altas e marrons-claro, os burros cinzas com listra negra no pescoço, as éguas puro sangue e os cavalos marchadores. Em dado momento um animal mais arisco consegue fugir do tronco, Onofre de Lima, corre atrás, consegue alcança-lo quando ele para próximo de uma moita de capim pega-o e o traz de novo para o tronco. As filhas assistem todo labor do pai, trabalho que as orgulha e responde por parte da subsistência da família.

Dona Das Dores sai a tarde para ir à casa de sua irmã Margarida a fim de colocar-lhe ao par das últimas notícias, desta vez, foi toda a prole, conversa animada, embora a irmã tenha um problema familiar grande, o seu marido bêbado, caído na borda do tanque que estava sendo preparado para curtume, onde as sobrinhas gostam de nadar e enquanto não ficava pronto. é usado ao lazer familiar.

Ao retornar ao aproximar de casa, notam um movimento estranho de pessoas, aceleraram o passo, lá chegando veem, Onofre de Lima todo ensangüentado estava sendo atendido pelo Dr. Dione. A esposa quando o problema era com o marido, não preocupava muito.

-Que foi que houve Doutor? Indagou-lhe.

-Um burro bravo deu lhe um coice na testa.

Goiânia, 04 de outubro de 2008.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 05/10/2008
Reeditado em 15/10/2008
Código do texto: T1212271
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.