O Presente

Os guarda-chuvas abertos. E uma oração. Ela chorava. Ele não expressava sentimento. Era a despedida do velho milionário. O som forte das poças d'água anunciava a chegada de Outros. Para Joana, a morte do avô era o fim de sua vida. Para Leonardo, o começo de uma nova trajetória. Aos 32 anos, e sócio do velho, preocupa-se com os compromissos que este momento póstumo irá pesar em sua vida. Já o neto, 18 anos, e despreocupado com a vida, aguarda o momento em que saberá sua parte na herança.

O velho milionário era dono de uma rede de hotéis. Seu únicos herdeiros foram os netos que criou e educou desde a infância, quando um acidente de carro levou sua única filha e o marido.

Amigos e parceiros do empresário aproximam-se para compartilhar do momento. As lágrimas de Joana misturam-se àquela chuva torrencial. Parece desamparada. Leonardo, que parecia ser seu único conforto, acende um cigarro e pergunta à irmã quando irão tratar do testamento. A resposta de Joana veio com um grito de desespero que provoca a retirada do jovem. Leonardo dá de ombros e resolve aguardar à distância. Dá alguns passos e percebe a chegada de um estranho. Estranho à ele.Estranho à Joana. Estranho aos outros que ali estavam.O estranho aproxima-se do caixão. Os olhares investigadores registravam seu perfil dos pés a cabeça. Todos estavam espantados com sua altura. Seu perfume floral invade todo o espaço. O estranho mira à todos e sem que os questionassem, revela sua identidade: Marcelo Augusto, 63 anos. O espanto é ainda maior. Sua veste era feminina, mas sua voz era de macho.

"Antes que me perguntem. Sim, sou transformista e mative uma relação estável com Aroldo por 10 longos e agradáveis anos."

A chuva segue. O silêncio permeia. O estranho continua:

"Levo essa vida para meu sustento. Mas sei que a partir de agora, não necessitarei mais. Nossos anos juntos me dão o direito nessa partilha."

Antes que o 'estranho' pudesse prosseguir, Leonardo apaga seu cigarro com extrema raiva. Para sua inconformidade, surge mais um reclamante e, possivelmente, terá apenas um terço da herança.

O garoto retira-se. Joana segue o choro, agora, em silêncio. Todos, espantados, abandonam o cemitério. Marcelo Augusto ampara Joana. A chuva cessa.

Joana despede-se do 'estranho'. Do outro lado do cemitério, outros despediam-se de seus entes. Marcelo Augusto cambaleia e, vagarosamente, segue até lá. No caminho, pensa sobre o próximo discurso.

Thiago Charme
Enviado por Thiago Charme em 07/09/2008
Código do texto: T1165827
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.