CONTO TRISTE ("pataqueiro" ou viageiro...)

Mas não castelaniano*...

.................................

Era um comedor de patacas ou batatas...

Tanto que, enquanto as comia, aproveitava para viajar: Por vezes, "patacas", e visitava lugares pintorescos da Galiza; por vezes, "batatas", e acudia a lugares não menos pintorescos de Portugal... Estendia as suas excursões até ao Brasil, até aos brasis vários e diversos (segundo ele dizia), mastigando gostoso batata a batata...

Mas mesmo saía dos territórios lusófonos a comer "patatas", espanholeando gloriosamente pelo reino bourbónico: touradas "patateras" e plenos nas Cortes (que não assembleia republicana) não menos "patateros" enchiam-lhe duma tristeza amarga... Mas, pensava, comendo "patatas", era "español" cabal...

Houve vezes que comia "papas", como bom viajante pelas américas não lusófonas, nem anglófonas, mas simplesmente hispanófonas...

Quando morreu, foi enterrado num cemitério ermo.

Não decorreram sete dias e da sua tumba começou de brotar um patacal ou batatal ou patatal ou plantação papal impressionante.

:::::::::::::::

(*) Castelão, escritor galego, falecido em 1950, tem uma «Cousa», relato breve, que começa: «Vou contar-vos um conto triste».