Álcool
Rapaz, devo contar-lhe.
Se você não bebe, comece. Se você já bebe, beba mais.
"Alcoolismo" é uma doença, de fato, mas é uma do tipo que você pode controlar, ou seja, uma para qual existem medidas paliativas.
Quem quer viver até os 85 anos de idade? Só os idiotas. Privar-se de vícios "maléficos" com o objetivo de obter 15 ou 20 anos a mais na pior parte da sua vida é coisa para babacas. E "escolha" é o caralho. Você escolhe ir ao dentista arrancar o ciso sem anestesia? Lógico que não. Há escolhas e escolhas.
Tenho uma amiga que se priva de quase tudo de bom que há para um ser humano médio. Não fuma, não bebe (nem no Ano-Novo), nunca experimentou drogas. Nunca nada.
Pior que o vício, a abstinência total é o que mais me intriga, ou melhor, me enoja.
"Ai, mas não gosto de cerveja, tem gosto ruim".
Primeiro que é impossível não gostar do gosto da cerveja. Lógico que alguns precisam de um certo costume e tempo para passarem a apreciá-lo, mas isso não significa que não gostem.
Segundo que, admitindo-se que a primeira justificativa seja verdadeira, o álcool pode vir em inúmeras formas. Não gosta de cerveja? Larga mão de frescura e toma vodka logo. Não tem gosto de nada, só do álcool.
"Ai, mas cigarro fede tanto".
Primeiro que não fede. Não mesmo. Pode feder para os idiotas não-fumantes que sentem o cheiro de pessoas que fumam. Pergunte a qualquer fumante se a fumaça do cigarro, até mesmo o Derby de R$1,80, fede. A totalidade responderá que não.
Portanto, se você acha que cigarro fede, voilá, eis a solução: comece a fumar e desfrute dum dos maiores prazeres que pode existir.
Sim, faz muito mais mal que o álcool, mas quem liga? Você come carne vermelha? Ela é péssima pro seu coração.
Mas, sejamos francos: ao contrário do álcool, com o vício do tabaco você vai ter que parar uma hora, se não vai morrer antes dos 50 (eu calculo uma idade boa pra morrer ocorra por volta dos 60-65), dependendo de com quantos anos começou a fumar.
Correto, eu sei, é difícil de parar, mas nem tanto. Há todo esse escândalo "ó meu Jesus, ele fuma, não vai conseguir parar nunca e vai morrer logo". Balela. É, no máximo minimamente desafiador. Mesmo porque, apenas os vermes não gostam de adversidades.
"Ai, drogas são para os fracassados".
Falso. Premissa inválida.
Vício em drogas pesadas, como heroína e cocaína, é que é coisa de fracassado.
É preciso diferenciar uso recreacional de substâncias psicoativas de vício destrutivo em drogas mortais.
Eu às vezes me encontro me perguntando: como é possível uma pessoa não ter vontade de fumar maconha? Tem que ser muito limitado/retardado/imbecil pra ter um conceito pré-estabelecido sobre este tema.
Portanto, amigos, abram sua cerveja, acendam seu cigarro e enrole seu baseado.
Viva, pois a vida é curta. E, após os 60, extremamente entediante.