Profundo laço de amor

Jan voltava para casa na sua picape velha e barulhenta, louca para chegar depois de um dia cansativo de trabalho no Hospital X onde era enfermeira. Pensava no pão com linguiça e ovos carregados de colesterol que ela como enfermeira sabia fazer mal para a saúde.

"Mas é tão bom, pensava".

A uma quadra de casa olhou e viu na beira da estrada uma coker spaniel deitada, e pela forma das tetas e da barriga, estava amamentando. As costelas sobressaiam por falta de comida.

O medo e o desespero transpareciam nos olhinhos da cadelinha e a atingiram como uma punhalada. Precisava seguir seu caminho e lutava com sua consciência. Morava numa casa pequena, o que faria com um cãozinho? Nessa noite esqueceu seu pão com linguiça.

Na manhã seguinte decidiu que precisava ajudar a pobrezinha. Voltou ao local levando 2 pãezinhos. Esperou, chamou

e nada de Moly aparecer (nome que Jan escolhera). Deixou os pães e foi embora. Voltando à tarde verificou que os pães haviam desapare-

cidos, mas Moly não apareceu.

Não conseguiu dormir. Visualizava os olhinhos e sentia-se triste por não ter podido ajudar a dor de alguém nesse mundo tão sofrido. Esquentou o outro pãozinho no microondas e saiu à procura de Moly. Passou pela beira da estrada, no matagal e não a encontrou.

Ia desistindo quando ouviu um ruído atrás da moita. Lá estava Moly assustada e triste. Estendeu a mão para oferecer o pão, mas um ganido mostrou que ela estava na dúvida se devia acreditar em Jan.

Jan falou com suavidade. Ela relutou em se aproximar. Jan deixou o pão e recuou. Avançando com cautela ela apanhou o pãozinho com uma dentada e sumiu.

Nos dois dia seguintes de manhã e à noite ia dar-lhe o pão.

Aos poucos Moly ia se aproximando com confança nos olhos. Na terceira manhã entretanto recusou a comida, latindo, ganindo e olhando atrás da moita.

"Mostre o que está tentando dizer" sussurrou Jan. Ela desapareceu na vegetação e momentos depois voltou com dois filhotes malhados de

branco e preto gingando com a lingua de fora..

Passou por Jan indo em direção a picape. Parou, olhou o veiculo e ganiu. Não era preciso ser um cientista para saber o que ela queria.

Jan abriu a porta e ela pulou. Os filhotes tentaram e não conseguiram, mas eram tão pequeninos que Jan teve que dar uma aju-

da. Levou todos para casa sem saber o que faria, mas certa que estava fazendo a coisa correta.

Os dias se passaram, os cãezinhos crescendo e um forte laço de amizade se formou entre eles.

Moly e os filhotes gostavam de passear na picape quando iam à cidade. Jan comprava pirulitos e os colocava na boca

dos filhotes. Causavam sensação por onde passavam.

Mas.....

Um dia, enquanto tomava seu café na lanchonete, seus

olhos bateram no quadro de aviso, sentiu um calafrio. Uma foto de uma cadela parecida com Moly ali estava. O coração de Jan disparou.

Estavam à procura dela.. Recompensariam com 500 reais quem a encontrasse. Naquela noite pegou tres vezes o telefone mas não dis-

cou. Sabia que precisava fazer isso. Tomou coragem e fez a ligação.

-"Alô? Acho que encontrei sua cadela.

Nesse último dia colocou Moly e os filhotes na picape e os levou todos para comprar pirulitos. No local marcado encontrou um homem, sua mulher e duas crianças. Quando viram Moly vieram correndo e Moly ficou excitadissima latindo e ganindo de felicidade.

Jan sentiu um a perto na garganta. O nome dela é Goldy. Dito isso, o homem tirou um maço de notas da carteira e estendeu para Jan..

"Não quero dinheiro, disse ela. Tudo que desejo é a felicidade dos cães. Acariciou a cabeça de Moly pela última vez. A familia notou que Jan estava triste.. Deprimida entrou na lanchonete para tomar um café e surpresa viu o carro voltando. A mulher saltou segurando um filhote, o que Jan chamava de Spot.

"Estavamos pensando se não gostaria de ficar com um filhote"

"Quero sim, respondeu Jan alegre.

Podia ver da janela do carro Moly olhando e parecendo não se importar. Afinal um grande vínculo de confiança havia sido criado entre eles. Agora seriam só Spot e Jan que o colocou na picape e a caminho de casa comprou uma pacote de pirulitos.

Jan jamais se esqueceria de Moly, mas ela e Spot ficariam bem.

ysabella
Enviado por ysabella em 25/07/2008
Reeditado em 25/07/2008
Código do texto: T1097788
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.