A GARÇA TRISTE (Umbelina Perreira)
Era uma vez... Numa tarde de inverno, nasceu uma linda Garça branca, que a principio acalentou muitos sonhos. Porém, ninguém podia imaginar que sua vida seria tão triste.
Logo após o seu nascimento, seus pais se separam e ela foi se entristecendo, voava sem rumo de cá para lá, de lá para cá, mas não se encontrava, porque havia perdido o seu ninho. Ninguém compadeceu de seus desencantos...
Certo dia, quando voava pelas campinas veio um gavião e bicou sua cabeça, deixando-lhe um ferimento incurável, e a dor se instalou sem pedir licença. Devido a ausência do carinho familiar foi a vida toda, prisioneira da dor.
Os pássaros da floresta tentaram ajuda-la. Mas mesmo com a ajuda, sua tristeza continuava, porque lhe faltava o carinho, o afeto e o amor de seus pais.
Um dia a garça pensou que poderia encontrá-los, mas a noticia que teve, foi que seu pai estava preso em uma gaiola e sua mãe havia voado para muito longe.
A garça branca sentiu uma dor imensa em sua cabeça, viveu os piores momentos de sua vida. E a sua formosura foi se apagando, seus dias foram ficando negros como a noite sem luar. Sua cabeça já não tinha mais as belas penas. Seu olhar perdeu o brilho das estrelas. Suas asas já não levantavam vôo.
Assim... De repente o céu se abriu, a garça saiu voando e desapareceu entre as nuvens.
Voou para a terra do nunca, onde não há dor e nem sofrimento. Somente jardim em magia e flor em poesia.