Outra do Seu Osório

Taxista e filósofo, ocupação danada de trabalhosa, ainda mais se tem quatro filhos pra criar, mesmo quando eles têm mais de vinte anos. A mulher tem saudade, não os deixa partir. Só não ajeita nora - ainda bem! onde colocar mais prato e mais feijão? - elas que se ajeitem com os respectivos pais.

- Adelina tem um sistema nervoso - declara Osório, para o rapaz do "passaporte" - quando ele ataca ela lava a casa.

Dona Adelina tem frequentes ataques do tal "sistema nervoso", o doutor até já aumentou a dose do "controlado" que ela toma - faixa preta, não é brincadeira - e vive recomendando à dona Adelina que tenha calma, que não se agite.

Seu Osório compreende, é filósofo, afinal.

- A Adelina é uma mulher muito trabalhada, coitada. Ela lavava muita roupa, pra a gente poder dar de comer aos meninos e a velha mãe dela, que Deus a tenha a falecida. Ficou no mal costume de só viver na água. Tem uma raivinha e lava a casa. Ontem mesmo foi o Jorge que chegou dizendo que a mulher tá buchuda de novo. A pobre se agitou tanto que lavou a casa tres vezes.

O rapaz do "passaporte" balança a cabeça. Pobre Dona Adelina! Não a conhece mas já viu que é muito parecida com a mãe dele mesmo. Ainda bem que sendo gay não dá esses desgostos de menino e mulher buchuda à mãe.

A tarde está muito quente e uma guarina gelada vai é bem. E outra, se começar a aparecer rã de novo em casa, a Adelina vai ter que se virar pra botar elas pra fora.

Glossário extremamente necessário:

guarina é um refrigerante popular e tutti-frutti, fabricado aqui, (distribuido pelo Depósito Guaicurús da Ponta Grossa), em Maceió das Alagoas.

passaporte é cachorro quente com carne moída, só aqui em Alagoas.

controlado é qualquer remédio para nervos que tenha faixa preta e que dependa de receita para ser adquirido, aqui nas Alagoas.

buchuda é grávida, no nordeste inteiro e aqui também.

um sistema nervoso é qualquer doença nervosa ou de origem psicológica, aqui na minha terra de Alagoas.