FILOSOFIA DA ARTE ou ESTÉTICA - PARTE II

Gravação de uma palestra com projeções:

ARTE produzida em série - nascimento do pintor e cineasta ANDREW WARHOLA /nome artístico ANDY WARWOL/ em Pittsburgh, Pensilvânia, States, 1928. Desenhista por formação, iniciou a carreira com ilustrações publicitárias em Nova York, mas ao final dos anos 50 criou esfuziante combinação de cores, sensações e emoções sempre vivas e presentes em sua obra. Períodos - pop art, expressionismo abstrato, arte moderna arte naif e arte contemporânea. Na década de 60, temas do consumo cotidiano norte-americano - latas da sopa Campbell ou garrafas de Coca-Cola - e imagens de mitos do cinema e música pop - Marilyn Monroe e Elvis Presley: reproduções em série, variações cromáticas. WARHOL foi uma das figuras centrais da pop art, conhecido também como diretor de cinema, obras cinematográficas totalmente fora dos padrões da cinematografia tradicional, ideias artísticas e filmes underground que chegavam a 25 horas de produção, materializadas com amigos e colaborados no ateliê nova-iorquino, mantida atual até os dias de hoje. Dele a famosa frase: "No futuro, todo mundo será célebre durante 15 minutos." ----- Discutível o movimento da pop art, qual a mais extraordinária inovação da arte no século XX: o CUBISMO ou a POP ART?! A segunda surgiu na Inglaterra em meados dos anos 50, mas consagrada em Nova York nos anos 60 - criticando com ironia a invasão da sociedade capitalista pelos bens de consumo, a pop art massificou signos estéticos de cores inusitadas, origem na publicidade e no varejo, reprodução de objetos do cotidiano. Pop art, abreviação do termo inglês 'popular art', não significando feita pelo povo e sim produzida para o consumo da massa. Alguns artistas, incluindo o brasileiro ROMERO BRITTO (pintor, escultor e serígrafo radicado nos States), tornaram-se conhecidos após trabalhos estampados em 1,5 milhão de latas do famoso refrigerante; depois, Romero foi contratado para inserir astros da Disney no contexto de sua pop art, em 1997.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 19/07/2019
Código do texto: T6699769
Classificação de conteúdo: seguro