AREIAS CIDADÃS

Numa praia escondida no meio de uma amplidão infinita, as areias chegaram à conclusão de precisarem de governo.

Elegeram suas iguais para o Executivo, para o Legislativo e "até" para o Judiciário.

----

Passado um tempo percebeu-se que havia muito tributo e não havia retorno em bens e serviços. Talvez houvesse corrupção...

Constituiu-se uma auditoria arenal a fim de levar a efeito as necessárias fiscalizações e pareceres.

Decorrido certo tempo, a Auditoria Arenal apresentou seu parecer:

- Aquilo é uma Corrupção só, um intrincado ARENITO.

---

As areias , indignadas, promoveram um "impeachment" do executivo e fechamento do Congresso e das Câmaras, só não tocando no Judiciário.

Nova eleição.

Passou um certo tempo e se viu que a situação era a mesma: muito tributo e pouco retorno.

Nova auditoria. O mesmo parecer: Aquilo é um Arenito de Corrupção.

Moral (imoral?) da Estória: se as areias constituírem mandatários, este serão areia, sempre areia.

-----

Quem, em nome da liberdade, renuncia a ser aquilo que devia ser, já se matou em vida: é um suicida de pé. A sua existência consistirá numa perpétua fuga da única realidade que era possível.

José Ortega y Gasset.

A capacidade do homem para a justiça faz a democracia possível, mas a inclinação do homem para a injustiça faz a democracia necessária.

Reinhold Niebuhr, 1943-1971