A andorinha e seus filhotes

A andorinha e seu ninho

Ouvi um grunhido de passarinho novo no ninho, alguns dias atrás tinha ouvido os mesmos gemidos do outro lado da cozinha. Ontem pela manhã quando fui até o varal que fica na área de serviço encostada na cozinha, olhei para o alto e vi uma mãe muita aflita batendo as asinhas e me espiando, talvez amedrontada, cismando se aquele lugar seria o melhor para criar seus filhos.

Espero que eles estejam todos bem. Sei que logo irão procurar seus caminhos. Não tenho coragem de subir na escada e tentar procurar onde está o ninho. A maternidade para mim é uma coisa sagrada. Que além de necessitar de privacidade, precisa acima de tudo de solidariedade.

Hoje é apenas uma andorinha com seus filhotes, amanhã é uma cadela, ou até uma pessoa. Respeito solenemente estes momentos mágicos, não só para nós como para todos os seres vivos. É uma forma de preservar a natureza e também saber respeitá-la, reverenciando-a em todos os seus pequenos e lindos detalhes.

Lembrei-me do passado, há mais ou menos uns oito anos, eu vi um casal de passarinhos lindos com plumagem muito escura, que resolvi capturá-los. Com um pouco de jeito e me aproveitando da inocência deles, joguei um pano de prato e capturei apenas um. Com a ajuda de minha sobrinha, coloquei-o em uma caixa de sapatos e o levei para a casa de minha mãe. Pois ela conhece bem passarinhos e poderia dizer-me de que espécie era aquele. Fiquei desapontada com a reprimenda que recebi de minha mãe e também porque a pobre ave começou a piar tristemente sem parar.

_ Minha filha devolve esta andorinha para seu par. Não conheces o dito: “Uma andorinha só não faz verão”. Voltei para casa com a andorinha na caixa de sapatos e assim que tive oportunidade abri uma das janelas do quarto e ela voou feliz para o horizonte a fora.

Desde esta experiência, ainda me lembro dos piados tristes da avezinha, tomei consciência de como é bom a liberdade, porque eu deveria aprisionar. No caso atual, não quero sequer espionar. Sitno-me feliz que elas tenham escolhido a minha cozinha para começar o veraneio delas.

Aradia Rhianon