O Adivinho - Breves Lendas Sobre As Flores
Um adivinho estava numa praça, predizendo o futuro, quando lhe vieram dizer que as portas da sua casa estavam abertas e que lhe tinham roubado tudo quanto lá havia. Imediatamente começou a
correr para a sua moradia e então alguém lhe disse:
_ " Então tu que adivinhas a sorte dos outros não soubeste
adivinhar a tua ?
Muitos não sabem resolver os seus próprios negócios e, no entanto, tentam dar conselhos e querem dirigir os outros.
*******************
AS LENDAS...
Quase todas as flores tem a sua lenda e são muitas aquelas
de que contam variadíssimas histórias . É curioso conhecer essas histórias que se contam há tantos séculos, a respeito das flores que perfumam os nossos jardins.
O AMOR PERFEITO : TRES BONITAS CARAS DEBAIXO D'UM CAPUZ, é o delicioso nome que as moças aldeãs inglesas deram ao amor perfeito; as francesas chamaram-lhe Trinitária. Diz-se que, nos seus primeiros dias de existência, o amor perfeito tinha um aroma mais suave e delicado que a sua irmã violeta. Crescia no campo entre o trigo e era muito procurado devido às suas lindas cores e esplêndido aroma.
Os trigos ficavam sempre estragados por aqueles que iam em
procura da bela flor. Não era, pois, para admirar que na época da colheita, o grão escasseasse. Isto afligia profundamente a flor e, um dia de primavera, pediu à Santíssima Trindade que a privase do seu suave perfume pois não queria que por sua culpa se perdessem as colheitas. A sua súplica foi atendida , a flor perdeu o seu aroma , e desde então as camponesas francesas chamam-lhe de Planta da Trindade ou Trinitária.
MIOSOTE : Deus mandou um anjo com uma mensagem para certo santo varão que habitava em um deserto da Pérsia. (* Hoje, Irã) . Quando o anjo cruzava os ares viu uma formosa menina persa
(iraniana) que sentada ao lado de um manancial, enfeitava os cabelos com miosotis.
O anjo ficou encantado com ela , desceu e raptou-a. Um dia o
anjo lembrou-se de que não levara a mensagem,e, arrependido voltou
para o céu no intuito de alcançar o perdão pela sua falta ; mas encontrou as portas do paraíso fechadas. O anjo ali ficou triste e choroso, até que o arcanjo Gabriel lhe apareceu e lhe disse :
_ " Deus ordena que antes de trazeres para o céu uma filha da terra, povoes o solo de filhos do céu ".
O anjo não compreendeu o que isso queria dizer e pediu à sua
esposa que lhe desse uma explicação.
_ "Sim" respondeu-lhe esta agarrando nas flores que tinha nos
cabelos. _" Estas preciosas flores azuis chamam-se não-me-deixes ,e são filhas do céu".
De mãos dadas , foram ambos pelo mundo plantando por toda parte, os miosotis ou não-me-deixes, e terminada a sua tarefa, o anjo tomou a sua esposa nos braços e com ela voou ao céu.
Kalena .2010