A BOMBA

- Delegacia da Polícia Federal, bom dia!

- O dia não vai ser bom para vocês. Tem uma bomba no prédio programada para explodir antes do almoço.

- Alô! Quem está falando? Alô!... Alô!

A única resposta foi o clic do telefone sendo desligado seguido do sinal de ocupado.

- Tenente, acabei de receber um comunicado de bomba dentro do prédio. A pessoa falou de orelhão, não se identificou e disse que a bomba vai explodir antes do almoço.

A sirene de emergência foi acionada imediatamente e os alto falantes dos doze andares gritaram ao mesmo tempo a ordem para evacuação do prédio.

- Emergência, emergência. Evacuar prédio. Usar saídas de incêndio. Elevadores desligados. Emergência, emergência. Evacuar o prédio. Usar saídas de incêndio. Elevadores desligados. Emergência...

Os ascensoristas trouxeram os elevadores para o térreo e correram para a rua.

Como formigas abandonando bolo, as pessoas tentavam chegar a local seguro o mais rápido possível.

A escada de incêndio pelo lado de fora do prédio estava repleta de pessoas com o pavor estampado nos rostos.

O esquadrão anti bomba do corpo de bombeiros chegou poucos minutos depois de enviado o pedido de socorro.

Veículos sendo retirados do estacionamento engarrafaram a saída cujo controle estava parado por conta do corte de energia elétrica quando a chave geral foi desligada.

Os funcionários da emissão de passaporte, rapidamente indicaram as saídas de emergência para os que estavam sendo atendidos. Homens, mulheres e crianças se acotovelavam nos corredores indiferentes às ordens de – Devagar, devagar...

O trânsito foi fechado nas quatro ruas do quarteirão e cães farejadores foram levados para dentro do prédio agora ilumidado pelas lâmpadas pisca-pisca amarelas do sistema de emergência.

Três horas e meia depois do telefonema um dos cães encontrou um pacote num armário de banheiro do sétimo andar.

Era um pacote do tamanho de caixa de sapato para adulto, embrulhado com saco de cimento e muito bem amarrado com barbante grosso.

O artefato foi trazido pelo robô para o pátio do estacionamento esterno e detonado.

Fogos de artifício encheram de cores o espaço vazio...