Que predicados deve possuir um governante?
Eram todos jovens e sem muitas perspectivas para o futuro.
Em razão dessa expectativa duvidosa reuniam-se de três a quatro vezes por semana para discutirem algumas alternativas em que pudessem se amparar.
Vislumbravam, na verdade, serem partícipes de uma "ação política" que, de maneira concreta pudesse frutificar e acabar por ajudá-los no futuro.
Dentre as inúmeras alternativas que discutiram até cansar e que foram alternadamente propostas, assentíram, unanimemente, que a principal delas; a que daria o resultado necessário o mais rapidamente possível, seria eleger um líder político para governar o seu País nos próximos quatro anos - de 2007 até 2010 - que tivesse no mínimo, alguns indispensáveis predicados que convencionaram não poder faltar ao perfíl do seu futuro governante.
E assim, estabeleceram, por ordem de prioridade, os seguintes predicados:
1- QUE UM LÍDER VERDADEIRO, OBRIGATORIAMENTE, TEM QUE TER
"TODOS OS DEDOS DAS MÃOS";
2- QUE TEM QUE SABER AO MENOS O BÁSICO, DA LÍNGUA FALADA
E ESCRITA EM SEU PAÍS;
3- QUE NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, PODE FALAR "POBREMA";
4- QUE TEM, OBRIGATORIAMENTE, QUE POSSUIR E PROCEDER COM
PRINCÍPIOS ÉTICOS E RETIDÃO MORAL, NO TRATO DA COISA
PÚBLICA;
5- QUE NÃO PODE, EM HIPÓTESE ALGUMA DEIXAR DE "VER";
"OUVIR" e "SABER", TUDO O QUE ACONTECE À SUA VOLTA E NO
SEU GOVERNO, POSTO QUE, SE ASSIM PROCEDER É NO MÍNIMO
UM "OMISSO"; TUDO QUE NÃO SE ESPERA DE UM LÍDER;
6- QUE NÃO PODE SER, DE FORMA DECLARADA, "POUCO CHEGADO AO
TRABALHO" e muito "CHEGADO À CACHAÇA" e, finalmente,
7- QUE NÃO PODE SER CORRUPTO, NEM ATIVA, NEM PASSIVAMENTE
DE FORMA A QUALIFICAR "ROUBOS DESLAVADOS" DE "PEQUENOS
DESLIZES DOS COMPANHEIROS"
Estando assim estabelecidas as regras mínimas e "IMUTÁVEIS", necessárias para a busca do líder político com o perfíl desejado e estabelecido democraticamente por todos, surgiu a seguinte dúvida entre o grupo que buscava dias melhores e oportunidades mais consistentes para suas vidas, e para as futuras gerações de seu País.
- Como fazer para conseguirmos reunir em uma só pessoa tantos predicados juntos, que em princípio poderão dar um "NORTE" melhor para todos, perguntou o membro do grupo que possuía o mais aguçado espírito crítico?
Foi quando um homem aparentando seus 70 anos de idade, que já havia vivenciado de tudo um pouco e que ouviu a pergunta e a dúvida surgida entre os membros do grupo, lhes respondeu:
- É simples meus jovens, existe um instrumento legítimo que poderá fazer com que vocês alcancem e realizem esse justo e imperioso desejo!
Foi quando o líder do grupo que havia levantado essa dúvida perguntou:
- Mas como poderemos fazer isso; qual é esse instrumento mágico e transformador?
Foi quando o "velho" lhes deu a seguinte resposta:
- Ele se chama "SUFRÁGIO UNIVERSAL", mais conhecido popularmente como "VOTO" que é um direito constitucional assegurado a todos os brasileiros maiores de 16 anos de idade. Pensem nisso e transformem o seu País, disse-lhes o "velho" com lágrimas nos olhos de emoção, ao constatar que "jovens" estão tão descrentes de um futuro melhor para eles quando isso é um direito que lhes deveria ser assegurado pela classe política ao cumprir e somente fazer cumprir a legislação pátria!!!
Concluindo, ainda lhes disse aquele "senhor" amigo:
- Nos encontraremos no dia 1º de outubro de 2006, até breve!!!