Liquidação

Quanto custa um sorriso?

Imagina-os numa gôndola de hipermercado. Dispostos convenientemente, com cores estimulantes, ao lado, quiçá, de uma vistosa pasta de dentes que, afinal de contas, falamos de um produto de higiene, bem de primeira necessidade.

Suspirou ao refletir nisso. Mais um segundo de sorriso forçado e teria de posicionar outra vez o maxilar.

Sorriso em liquidação: “pegue 2, pague 1”, ou então um pack de um sorriso colado com fita crepe a uma náusea ou a uma porção de desprezo. Voltou a suspirar.

A manhã é um instante consagrado. É o tempo em que não pensa em mais nada a não ser nos seus planos. É o seu tempo do vôo.

“Sorriso amarelo, esta semana só por um real o quilo”. Na vida, da mesma forma, ficaria bem! Deduziu.

Quanto custa um sorriso, então? Refletiu enquanto escrevia. Custa um salto entre o amor e o fingimento. Custa querer dizer “cala-te, que o que estás a falar não me importa”, e calar, custa menos um momento de harmonia, custa um vôo malogrado. Um não-sorriso (sorri ao ler o vocábulo que criou) custa um sorriso. E isso, bem...isso é muito caro.

Tatiane Gorska
Enviado por Tatiane Gorska em 11/06/2009
Código do texto: T1642877
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.