Pica-paus

Brincava na roda com as crianças.

Tocávamos nossos sons com as mãos, usando apenas o nosso próprio corpo.

Reaprendíamos, redescobríamos nossa possibilidade de vibrar e emitir novos sons.

De repente, os pica-paus chegaram a bando. Um, dois, três e quatro!

Vieram contornando o círculo das crianças a tamborilar.

Os quatro pica-paus amarelos caminharam pertinho, quase ao lado da roda, e as alegres crianças, tocando e brincando, emudeceram, observando e escutando seus passinhos, o silêncio.

Numa linda manhã de sol, ao meio do jardim, vieram em busca de alimentos? Ou defender sua prole?

Entre árvores, encontramos depois um ninho no chão.

Abandonado e sem ovos, nos perguntávamos? Invadimos Pica-paus, seu território de tamborilar?

Vieram, aproximaram-se, e assim também se foram...

Será que os passarinhos sentiram ameaçados?

Marcam seu território com sons semelhantes, aos que produzíamos ao ar livre, nessa manhã de calor?

Bem, não sei se saberemos... Mas faz parte da vida interagir com respeito à natureza.

Feliz dia!

Viveremos nos indagando sobre o episódio.

Enfim, agradecemos...

Afinal, não é todo o dia, que brincamos com um bando de Pica-paus.

Diana Balis
Enviado por Diana Balis em 12/03/2008
Reeditado em 26/09/2018
Código do texto: T898572
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.