Maria Cara de pau(que vovó contava)

Que vovó contava(não conheço o autor)

Era uma vez uma bela moça chamada Maria. Na verdade era uma princesa do Reino de heras. Alem de bonita tinha um grande coração.

Seu pai o Rei Arthur era muito severo e turrão. Para o reino sua palavra é lei, se ele falasse que pau é pedra...

Não tinha esposa, pois sua esposa havia falecido ao dar a luz á sua filha única, Maria.

Então uma certa ocasião o rei resolveu se casar. Por não estar enamorado de nenhuma moça do reino mandou que o melhor sapateiro do reino fabricasse um pequeno sapato de cristal onde só caberia um pé delicado de uma linda moça.

Mandou dois soldados de sua cavalaria visitar todas as moças solteiras do Reino de Heras e de todos os outros reinos e suas princesas.

Passaram varias primaveras e nenhuma foi encontrada.

O rei ficou muito triste, estava cansado da solidão. Precisava de uma rainha para governar ao seu lado. Mas nenhum pé serviu no sapatinho de cristal.

Foi quando o rei visitou sua filha Maria e disse-lhe em tom de brincadeira: _ A única moça de todo o reino que não experimentou o sapato foi você.

As estrelas se apagaram, o céu desabou e Maria desmaiou. E quando voltou á si notou que em seu pé estava o sapato. Alguém o havia colocado.

Ainda atordoada Maria escutou o seu pai lhe dizer: - Sinto muito minha filha, mas vamos ter que nos casar. Você é a única moça que o sapato se encaixou.

Maria não tinha saída, teria que se casar.

Teria que deixar de ser princesa para ser rainha de seu próprio pai, o Rei Arthur.

Uma luz divina iluminou seu pensamento e ela teve uma idéia e falou para o seu pai:

- Pai, para eu me casar com o Senhor vai ter que me dar um vestido da cor do céu com todas ás estrelas. E o pai viajou por muito tempo. Foi difícil encontrar, mas foi entregue.

Pensando em ganhar Maria faz outro pedido:

_ Eu quero um vestido da cor do mar com todos os peixes e mais uma vez o pai viajou por todos os reinos e encontrou.

Bem, achando que havia acabado os pedidos, Maria tentou pela última vez:

- Eu quero um vestido da cor do campo com todas as flores e lá se foi o Rei se aventurar nos reinos de todo o mundo! Mais uma vez o vestido foi lhe entregue.

Então a cerimônia foi marcada para tristeza de Maria.

Havia um único jeito de safar dessa situação: Fugir! E foi o que ela fez. Mas antes encomendou no reino distante uma cara de pau. Fez uma trouxa com seus pertences pessoais, os três vestidos, o sapatinho de cristal e colocou a cara de pau e perna para quem te quer. Maria ganhou o mundo, foi para longe, muito longe. Num reino em que ela nunca tinha ouvido falar. Melhor assim! Pensava Maria: - Assim o pai não a encontraria. Depois de muitas primaveras, chegou enfim! Ela parecia uma andare-la sem eira nem beira fantasiada em sua máscara de pau. Isso era para se disfarçar tamanha era a sua beleza. Fato esse que seria reconhecida e também por ser uma princesa.

Já cansada de tanto andar, avistou um imenso palácio, mais bonito que o de seu pai. Bateu palmas e foi atendida pelos serviçais que se espantaram com sua aparência. Depois de se apresentar conseguiu serviço de criada e seu dormitório era junto com os patos e marrecos afastado do palácio.

Maria dedicou-se com louvor aos seus afazeres durante muito tempo até que um dia ao dar alimentos aos patos e marrecos viu o príncipe na janela do palácio e apaixonou-se imediatamente. Então todos os dias quando ia tratar dos patos e marrecos cantava assim:

Xô! Pato arre que tanto pato, carne no meu prato, seu príncipe em meu braço. Isso foi irritando o príncipe e a rainha que ficava da janela olhando de mal agrado. Mas as princesas eram boazinhas e levavam comida para Maria. Muito bonitas, mas a beleza de Maria era maior...

Em um domingo houve uma festa em que todos os nobres iam. Então Maria teve ímpeto de ir. Quando todos a saíram se apresentou, vestiu o vestido da cor do céu com todas as estrelas, pegou a carruagem e foi para a grande festa. O príncipe deslumbrou-se e encantou-se. Ao sair, antes da balada da meia noite saiu apressada e o príncipe tentou segurá-la e ao se soltar, sem querer o anel do príncipe veio com Maria.

Após esse dia o príncipe caiu de cama, doente. Não havia nada que o animasse.

Maria mandava recados pelos criados.

- Fale ao príncipe que eu tenho o remédio que vai curá-lo. O príncipe blasfemava e dizia: - Fale para aquela mão suja, tocadora de pato que fique longe de mim. As princesas e os criados davam o recado, mas o príncipe não cedia.

Então Maria que era nobre, decidiu ir assim mesmo, tirou a cara de pau, vestiu o seu vestido da cor do mar com todos os peixes, pegou o anel que arrancou da mão do príncipe e colocou dentro de um copo de água.

Ao vê-la o príncipe se levantou e sarou de vez. O encantamento aconteceu. No dia do casamento real Maria colocou seu ultimo vestido da cor do campo com todas ás flores e seu sapatinho de cristal. Entre os seus convidados estava o Rei Arthur seu pai e sua nova rainha e foram felizes para sempre.

Fim!

Autoria desconhecida
Enviado por Marli Caldeira Melris em 21/02/2008
Reeditado em 02/12/2019
Código do texto: T869858
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.