Histórias Contadas Por Vovó Tuta - Prosa e Poesia - 8 - A dente-de-leão
- Já está na hora do almoço, a mamãe disse que ia preparar um almoço delicioso para nós, vamos lá?
- Vamos vovó, estou com muita fome. Disse.
Dodô logo lambeu os beiços e Juca passou a mão na barriga. Depois do almoço dormimos um pouquinho e quando acordamos fomos novamente para o quintal continuar nosso passeio divertido e poético. Adoro!
Dodô achou uma flor e começou a cheirá-la, era a flor dente-de-leão, grande como nunca tinha visto outra igual. A dente-de-leão ou “Dandelion” tem flores com uma cabeleira redondinha, parecendo um pompom delicado, de penugem branca e ao serem sopradas ficam carecas, suas sementes voam alcançando lugares distantes, acho que é porque elas tem o formato de paraquedas. Mostrei toda feliz a flor Dente-de-leão para o Juca e expliquei que gostava de brincar de fazer pedidos com ela. Vovó Tuta me ensinou a brincadeira. É fácil de brincar.
- Pegue a florzinha, segure-a pelo cabinho e faça um pedido soprando-a com força, assim: fúúúúuuu... fúúúúuuu...
Dizem que as sementes da flor vão atrás do nosso desejo para que ele se realize. Se o vento trouxer uma das sementes de volta, é sinal que o desejo está próximo de ser realizado. Dodô ficou bem atento enquanto eu explicava
a brincadeira.
- Dá essa flor aqui! Gritou Juca. Vou fazer o pedido primeiro.
Pegou a flor da minha mão e saiu correndo, as sementes da flor se soltaram dada a fragilidade dela, e foram todas levadas pelo vento para bem longe, sem que ninguém pudesse fazer nenhum pedido.
Fiquei triste, Dodô saiu correndo atrás dele, mas ele fugiu. Depois voltou arrependido dizendo: -
- Desculpa Dódi, vou te dar uma florzinha maior e mais bonita do que aquela. Tá bom?
- Não quero mais brincar disso, vou para casa, respondi.
- Vó, é verdade que nosso desejo se realiza quando assopramos a flor dente-de-leão? Perguntou Juca.
- Acredito que sim, ela é também chamada pelo nome "esperança". As pessoas costumam dizer "abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde" essa frase faz uma referência a flor Dente-de-leão.
Com o Dente-de-leão
Aprendi uma lição
Triste, pode ficar não,
Porque dói o coração