Histórias Contadas Por Vovó Tut a - Prosa e Poesia . 6 – A Flor Miga Tanajura
6 – A Flor Miga Tanajura
Nesse meio tempo, vimos uma formiga tanajura em cima de uma flor, a tanajura é muito engraçada e feia, assim apertada no meio, enquanto ela voava, vira e mexe, descansava em cima de uma flor, era sempre a mesma flor, elas deveriam ser amigas, dei nome à formiga tanajura de “Flor Miga”.
- Que tal o nome “Flor Miga”, legal né?
Aí, sem mais nem menos, ela voou rapidamente em direção a outras tanajuras que estavam num maior alvoroço e fomos verificar o que poderia estar acontecendo. Logo percebemos que a Flor Miga foi socorrer
uma tanajura que estava se afogando no suco, dentro de uma garrafa, onde tinha um funil em cima dela.
Dodô saiu em disparada e derrubou a garrafa, o suco derramou e o funil foi parar bem longe, a Flor Miga voou até seu amigo pegando-o pelas asas com seu ferrão, e assim pôde salvar o seu amigo formigão. Após o salvamento, todas as Tanajuras sumiram, inclusive a Flor Miga e seu amigo formigão, ao qual dei o nome de Fumiu. - “Fumiu” é uma mistura de formiga, funil e sumiu. Vovó disse que sou muito criativa. Gostei, acho que é coisa boa.
Procuramos as duas formigas trapalhonas e as achamos em cima da flor amiga, os dois estavam dando beijinhos e depois saíram voando bem apressadinhos.
- Vovó por que as tanajuras têm asas e o bumbum tão grande?
- As tanajuras fêmeas são maiores que o macho, tem o abdômen desenvolvido para abrigar os ovinhos, que são milhares.
A formiga-saúva, quando chegam os meses de abril e maio, transformam-se em tanajuras, formigas voadeiras, são as rainhas que voam para o acasalamento, é o voo nupcial, e depois, perdem as asas e caem para construírem novos formigueiros.
- Entendi vovó. E a quadrinha, qual vai ser dessa vez?
- Dórodi, você vai inventar uma agora, quero ver sua criatividade.
- Ah! Agora sei o que é criatividade...
Fumiu caiu no funil
Flor Miga salvou Fumiu
Fumiu a beijou e sorriu
E voando foram a mil