Um dia com vovó Maria e vovô Afonso
Vou postar algumas estorinhas a antiga,podem palpitar escritores queridos.
Estorinhas a antiga,coisa de vovó.
Era uma vez...
Na enorme cozinha,Paola observava sua vó Maria fazendo suas conservas!
Os vintes vidros já limpinhos e fervidos,aguardavam enfileirados, serem preenchido com os palmitos de pupunha,cuidadosamente descascados,limpos e cortados em pedaços.
Tagarelavam e riam.A menina tinha ajudado a vó , lavando todas as enormes panelas.
A vó a ensinava como fazer a gostosura para armazenar pro inverno,Paola anotava tudo no celular.
Seu avô Afonso,entrou na cozinha assoviando, com uma peneira de bambu,cheia de amoras maduras ,parou perto da neta,pra que ela pegasse algumas,já estavam limpas
Vó Maria riu dela,enquanto enxugava as mãos no avental ,Paola estava com a boca toda roxa da frutinha deliciosa.
A vovó enche todos os vidros com os palmitos bem arrumadinhos,depois umas bolinhas de pimentas em alguns, uma colher de sopa rasa da açúcar cristal,uma de sal,um pouco de vinagre,uma folha de louro em cada um e enche todos com água,tampa bem certinho e os leva pra panela enorme, forrada com um guardanapo bem branquinho.
Vovô Afonso leva pega a panela cheia de vidros e leva pro fogão de lenha na outra cozinha,o fogo já estava aceso ,se ouve o estalar das lenhas,Vovó enche de água a panela até a tampa dos vidros,cobre com um guardanapo e depois tampa.
__Vai ferver por uns quarenta minutos,o vovô cuida e você mocinha,venha ajudar a fazer a geleia das amoras.
Trabalharam juntas tirando os cabinhos das frutas,conversavam e riam muito,depois Paola pesou para vovó:Dois kilos de amoras mais kilo e trezentos gramas de açúcar cristal,vovó colocou na panelona preta ,uma pitada de sal e espremeu um limão,levaram pra outra cozinha,onde vovô estava.
___Agora só mexer com a colher da pau Paola e logo a geleia fica pronta.
Vovô tirou as conservas da panela,colocou os vidros na mesa pra esfriar,se sentou no banquinho pra poder descansar um pouco e prosear.
O céu azul com nuvenzinhas brancas,meio friozinho faziam aquele dia mais especial ainda,a menina foi até a varanda e enquanto observa as galinhas correndo atrás de alguma coisa,a cantoria dos pássaros nas árvores verdinhas e cheia de flores apos dias de chuvas,ouvia com o coração quentinho os avós conversando e rindo.
Algum tempinho depois a avó a chamou:
___Vem Paola?Vem tomar café com bolo,logo sua mãe chega...
Pra Paola e avós maternos
Coisas de Regina