TOKI PONA

Era uma vez uma menina chamada Luna Satrniia.

Luna tinha muitos amigos, todos sabiam o quanto ela gostava de Zephyr Joatrniia, o filho de um destacado membro do Conselho de Anciãos da ilha. Luna e Zephyr se conheceram na escola e desde então eram muito amigos. Ela era apaixonada pelo violão e ele era um talentoso baterista. Luna começou a gostar do violão ao ouvir, encantada, a sua avó tocar canções antigas nas noites de verão. Zephyr se apaixonou pela bateria desde o momento em que ganhou um tamborim aos cinco anos. Eles se encontravam com frequência para estudar, ensaiar e conversar. Luna gostava de Zephyr porque ele era leal e sempre estava disposto a ajudar os outros. Já Zephyr, gostava de Luna porque ela era inteligente, educada e bonita.

Como todo jovem, Luna e Zephyr e usavam muitas abreviações em suas mensagens de texto que começaram a causar confusão, o que fez com que procurassem alternativas de comunicação.

Por exemplo, certa vez Luna recebeu uma mensagem de Zephyr em internetês que dizia:

Zephyr: td bm? td q s?

Luna, achando que Zephyr estava perguntando se ela estava bem e o que estava fazendo, respondeu:

Luna: td bm! Estudando um pouco e vendo TV, e vc?

Zephyr: Ahn, q m? Td bm td q s?

Luna ficou confusa e, um pouco irritada, respondeu:

Luna: Pq vc não escreve de forma mais clara? Não entendi nada.

Zephyr então se desculpou e explicou:

Zephyr: Desculpe, eu queria saber se você estava bem e o que estava fazendo. É que usei muitas abreviações.

Essa confusão com as abreviações foi um dos motivos que levou Luna e Zephyr a procurar uma forma de comunicação mais clara e precisa.

Certo dia, ao explorar a internet, descobriram Toki Pona, um idioma criado para ser super simples. Tinha só 120 palavras, 14 letras e poucas regras gramaticais. Zephyr e Luna acharam isso incrível e logo aprenderam algumas frases: “sina pona” (Bom dia); “mi wile tawa e palisa?” (Vamos jogar bola?). Eles descobriram que pessoas de todo o mundo estavam aprendendo Toki Pona e decidiram se juntar a elas.

No começo, Zephyr e Luna tiveram algumas dificuldades, mas riam dos erros e comemoravam cada progresso, mesmo que Toki Pona fosse diferente de tudo que haviam visto antes.

Ao final da terceira semana de estudos, tornaram-se proficientes na língua e descobriram que o novo idioma não só ajudou a evitar confusões nas mensagens, mas também aprofundou a conexão entre eles.

Uma tarde, enquanto o Sol estava se pondo, Zephyr mandou uma mensagem em internetês para Luna pelo celular:

Zephyr: td bm? (Tudo bem?).

Luna: td bm. o q tá fzdo? (Tudo bem. O que está fazendo?).

Zephyr: nd d+. só vndo 1 fl. (Não é dada demais. Só vendo um filme).

Luna: top! aprdi Toki Pona. (Legal! Aprendi Toki Pona).

Zephyr: show! tbm aprdi Toki Pona. (Show! Também aprendi Toki Pona).

Luna: Vms começ td dnvo? Dvz em Toki Pona? (Vamos começar tudo de novo? Desta vez em Toki Pona?).

Zephyr: Clro q s. (Claro que sim).

Foi então que Luna e Zephyr decidiram testar suas novas habilidades e refizeram toda a conversa, agora em Toki Pona:

Zephyr: sina pilin pona ala? (Tudo bem?).

Luna: sina pilin pona. sina pali seme? (Tudo bem. O que está fazendo?).

Zephyr: ala. mi ken lon e lipu musi. (Não é nada demais. Só vendo um filme).

Luna: pona! mi kama sona e toki pona. (Legal! Aprendi Toki Pona).

Zephyr: pona! mi kin kama sona e toki pona. (Show! Também aprendi Toki Pona).

Muito satisfeito e motivado, Zephyr, propôs:

Zephyr: Vms cntnuar prticnd? (Vamos continuar praticando?)

Luna: Pde cmeçr cm 1a frs simp? (Pode começar com uma frase simples?)

Zephyr: mi tawa tan ma sina. (Vou até sua casa).

Luna: Pona! mi pali e moku tawa sina. (Ótimo! Vou preparar algo para gente comer).

Zephyr: mi wile moku e kili. (Eu gosto de frutas).

Luna: mi wile moku e kasi moli. (E eu de vegetais).

Zephyr: mi pali e kasi moli. sina pali e telo kili. (Eu faço as saladas e você, os sucos).

Luna: pona. a, tawa pona. (Combinado. Até mais).

Zephyr: mi ken kama lon poka jan lawa mi mute ala? (Posso levar minhas primas?)

Luna: ni li pona tawa mi mute. (Será um prazer

para mim.)

A partir daí, Luna e Zephyr ficaram tão animados com o Toki Pona que queriam que outras pessoas também aprendessem. Então, começaram a ensinar a língua para seus amigos na escola e vizinhos e, juntos, fundaram a primeira comunidade Toki Pona da pequena ilha Neetrniia onde moravam.

O aprendizado de Toki Pona não só resolveu o problema de comunicação entre Luna e Zephyr, mas também fortaleceu sua amizade.

Quem sabe você não começa uma comunidade Toki Pona na sua escola?

Lysandra Verdanis
Enviado por J P Berlin Jr em 20/09/2024
Código do texto: T8155708
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.