A RAPOSA ESPOLETA
Numa dessas florestas cheias de magia, morava uma raposa muito especial chamada de Espoleta. Era muito diferente de todas as outras raposas, isso preocupava sua mãe que fazia de tudo para ensinar a filha a caçar. Espoleta tinha um gosto diferente, não comia carne, preferia frutas e brotos de árvores.
A mamãe sempre dizia: Você é uma raposa e somos carnívoras, a raposinha respondia sorridente, eu amo o cheiro das frutas, o sabor das folhinhas verdes, estou aprendendo a comer flores, elas são doces e perfumadas.
Sem entenderem o gosto estranho da Espoleta, todos os animais da floresta comentavam:
- Como pode isso acontecer em nossa linhagem? - Disse o raposão contrariado.
Espoleta não se importava com críticas e reclamações, era feliz do jeito que escolheu. Sou vegetariana! Exclamava correndo entre as flores.
Certo dia,enquanto a família saia para sua caça matinal, Espoleta foi se encontrar com seus novos amigos, o guaxinim, o esquilo e o urso. Brincavam na vasta vegetação, quando apareceu um urubu dizendo:
- Que esquisito; Uma raposa de hábitos tão diferentes.
Com um sorriso de mostrar os dentes, Espoleta explicou: - Eu sou diferente, gosto de alimentos da natureza, com cheiro, sabor e doçura, não mato meus amigos para servirem de alimento.
O urubu do alto ficou olhando os quatro amigos brincando felizes como crianças.
Espoleta amava a sua vida, não precisava de mais nada para se alimentar, naquela floresta mágica ela encontrava tudo para lhe deixar feliz.
A história de Espoleta se espalhava por toda a floresta, muitos reclamavam, outros concordavam. E assim, a raposinha pretendia um dia ensinar a sua família que para viver bem não precisa sacrificar os amigos. A natureza fornecia a mais linda riqueza encontrada em qualquer lugar.
Irá Rodrigues.