A Flor, a Raiz e a Folha em Guerra

Num jardim muito especial, viviam três protagonistas que, apesar de fazerem parte da mesma planta, tinham personalidades bem diferentes.

A Flor era a diva do lugar. Sua beleza deslumbrante a fazia crer que era o centro do universo. "Eu sou a mais importante!", dizia ela com frequência. "Afinal, quem mais poderia atrair os polinizadores com tamanha perfeição?"

A Raiz, por sua vez, era a durona. Enterrada no solo, ela gostava de se gabar de sua força e resistência. "Você acha que só porque é bonita, é a mais importante?", retorquia a Raiz. "Eu sou a que sustenta toda essa planta! Sem mim, seríamos um bando de folhas e flores caídas por aí!"

No meio dessa disputa, havia a pequena Folha. Humilde, ela nunca se vangloriava de suas habilidades. Ela sabia que era essencial para a planta, mas não fazia alarde. "Eu faço a fotossíntese", dizia baixinho, quando a deixavam falar. "Transformo a luz em energia para todos nós..."

Mas, claro, a Flor e a Raiz nunca a levavam a sério. "Ah, cala-te, folhinha! Deixa isso pra lá!", gritavam as duas, interrompendo a Folha com risos.

Os dias passaram assim, com as três discutindo sobre quem era a mais importante, até que, um dia, os céus se fecharam. Nuvens negras começaram a se formar e, de repente, uma tempestade furiosa desabou sobre o jardim.

A Flor, tão vaidosa, não estava preparada para tamanha violência. O vento a sacudia sem piedade, e suas pétalas, antes perfeitas, começaram a cair uma a uma. Ela gritava desesperada: "Minhas pétalas! Minhas lindas pétalas!"

A Raiz, por mais forte que fosse, começou a sentir o peso da tempestade. A terra ao seu redor encharcou-se de água, e ela lutava para se manter firme. "Eu... Eu não sei se vou aguentar...", murmurava, algo que nunca havia feito antes.

Enquanto isso, a Folha permanecia firme, sem se abalar. Com a luz difusa entre as nuvens, ela continuou a fazer seu trabalho, silenciosamente transformando luz em energia para toda a planta.

Com o tempo, a tempestade finalmente passou, e o jardim foi banhado por um suave raio de sol. A Flor, agora desprovida de suas pétalas, olhou para a Folha e, pela primeira vez, percebeu o quanto havia subestimado sua importância. A Raiz, ainda forte, mas muito mais humilde, também sentiu um novo respeito pela pequena Folha.

"Folha", disse a Flor, com uma voz cheia de arrependimento. "Eu... Eu nunca percebi como você era importante. Perdoe-me por minha vaidade."

"Sim, Folha", concordou a Raiz, sentindo um pouco de vergonha de seu antigo orgulho. "Sem você, acho que nenhum de nós teria sobrevivido."

A Folha, sempre modesta, apenas sorriu. "Não precisam pedir desculpas", disse ela suavemente. "Juntas, fazemos um belo trabalho, cada uma com seu papel. É isso que nos torna uma planta completa."

E assim, no jardim especial, a Flor, a Raiz e a Folha aprenderam uma lição valiosa sobre humildade e união. Nunca mais brigaram sobre quem era a mais importante. Ao invés disso, começaram a trabalhar juntas, cada uma respeitando e apreciando a contribuição da outra.

Com o passar do tempo, a planta se recuperou e floresceu mais forte do que nunca. A Flor cresceu novas pétalas, ainda mais belas do que antes, a Raiz se aprofundou no solo, tornando-se ainda mais firme, e a Folha continuou a brilhar com sua modéstia e vitalidade.

Então, um dia, as três, agora grandes amigas, decidiram perguntar ao Caule, que sempre observava tudo em silêncio: "Caule, agora que estamos de bem, para você, quem é a mais importante?"

O Caule, "Bem... meninas lindas, deixe-me fora dessa!"

Barbosa Thiago
Enviado por Barbosa Thiago em 12/08/2024
Reeditado em 13/08/2024
Código do texto: T8126915
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.