O bolinho fugitivo

Era uma vez duas velhinhas que resolveram cozinhar um bolinho. Quando estava quase pronto, as duas começaram a brigar, porque tanto uma como a outra queria o bolinho inteirinho.

A primeira velhinha disse:

- Eu vou ficar com o bolinho!

A segunda velhinha respondeu:

- Não, o bolinho é todo meu!

E de repente, antes que elas se dessem conta, o bolinho cresceu, pulou da panela, rolou, rolou e fugiu.

Rolou, rolou, até que encontrou uma raposa.

- Bolinho, bolinho, onde acha que está indo? - perguntou a raposa.

- Sou um bolinho redondinho, já fugi de duas velhinhas e vou fugir de você também!

E antes que a raposa se desse conta, rolando ele fugiu.

Rolou, rolou, até que encontrou um gato.

- Bolinho, bolinho, onde acha que está indo? - perguntou o gato.

- Sou um bolinho redondinho, já fugi de duas velhinhas, da raposa e vou fugir de você também!

E, antes que o gato se desse conta, rolando ele fugiu.

Sempre rolando, o bolinho atravessou campos e matas, até que chegou no mar. Lá, flutuando, estava um navio cheio de pessoas. Elas também gritaram:

- Bolinho, bolinho, onde acha que está indo?

- Sou um bolinho redondinho, já fugi de duas velhinhas, da raposa, do gato e vou fugir de vocês também!

E antes que as pessoas se dessem conta, rolando ele fugiu.

Rolando novamente, encontrou um brejo, onde um sapo, estranhamente vegetariano, olhou para o bolinho, parecendo muito interessado. Foi chegando perto e perguntou:

- Bolinho, bolinho, onde acha que está indo?

- Sou um bolinho redondinho, já fugi de duas velhinhas, da raposa, do gato, de um navio cheio de gente e vou fugir de você também!

- Belo bolinho, sinto muito, sou surdo, mas só um pouquinho. Fale pertinho de minha boquinha para que eu possa te ouvir direitinho - disse o sapo.

O bolinho se aproximou do sapo e finalmente... nhac! Foi comido todinho!

(Reconto de texto da tradição popular.)

Nina Basílio
Enviado por Nina Basílio em 02/07/2024
Reeditado em 04/07/2024
Código do texto: T8098299
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.