A SEMENTINHA CHORONA
Chegou o verão o cacho de coquinhos secou, com a ventania foram lançados separados não se sabem onde cada um foi parar. Com certeza tiveram destinos diferentes do que a mamãe sonhava para seus filhotes que era cair ali pertinho e ver cada um se tornar uma linda árvore.
Mas o destino mudou tudo, logo veio um temporal e arrastou os coquinhos, entre garranchos, apenas um foi levado noutra direção e triste ele pensava que todos os seus irmãos estavam juntos.
O verão era tão forte, o coquinho estava exausto, tão magrelo que faltava forças para se movimentar. Chorando se lamentava, tantos planos de crescerem juntos e formarem uma linda família onde iriam se balançar ao sabor do vento sentindo suas folhas se tocarem, o coquinho nos seus lamentos ficava imaginando a festa dos passarinhos bicando os frutos maduros.
E assim nessa tristeza vivia a sementinha chorona. O tempo foi passando, as esperanças desaparecendo, abandonado até pelos bichinhos que gostavam de carregarem coquinhos para suas tocas. Era um abandonado pelo destino e só lhe restava dormir para não sofrer,
Mas para Deus tudo é impossível, depois de dias sofrendo no Sol ardente o céu de repente escureceu, o coquinho achava que era a noite e quando sentiu o frescor dos pingos de chuva caindo ele sorriu, nada estava perdido, e dias e dias de chuva fez com que a sementinha chorona se tornasse a sementinha sorridente. Agasalhada entre folhagens secas ela começou a germinar, ganhou duas folhinhas, se sentia uma menininha, o tempo foi passando ela foi ganhando folhas e logo estava se balançando com a brisa que soprava ao amanhecer.
Toda orgulhosa ela olha do alto e pode avistar outras plantas iguais, com certeza a sua família todas reunidas. E quando brota o primeiro cacho dos mais lindos coquinhos ela já se considera uma mamãe feliz.
Autora- Irá Rodrigues.