DOCINHO, A FORMIGA

DOCINHO, A FORMIGUINHA!

Adair André da Silva

EXISTIA UM LUGAR ENCANTADO NAQUELE REINO!

ERA UM LUGAR LINDO, CHEIO DE FLORES, ONDE O SOL DOURAVA AS PLANTAS LOGO PELA MANHÃ

E A LUA PRATEAVA O RIO A NOITE.

UMA BRISA LEVE E PERFUMADA ACARICIAVA QUEM ALI VIVIA.

O QUE FAZIA O LUGAR SER MAIS ENCANTADO ERA DOCINHO: UMA FORMIGA MENINA QUE TUDO FAZIA PARA VER OS OUTROS FELIZES. ELA ADORAVA BRINCAR DE FAZER PONTES PARA AS AMIGAS ATEAVESSAR PEQUENOS LAGOS OU DE FAZER PONTES SOBRE VALES PARA OS SEUS AMIGOS.

DE SEU FORMIGUEIRO ELA VIA OUTRO FORMIGUEIRO DO OUTRO LADO DO VALE. ERA UM VALE PROFUNDO QUE NÃO DEIXAVA AS FAMILIAS DE FORMIGAS ENCONTRAREM.

ELA QUERIA FAZER UMA PONTE DE VERDADE NAQUELE VALE.

ELA PROCURAVA FAZER TUDO PARA AJUDAR OS OUTROS.

SUA MÃE E IRMÃOS AS VEZES DIZIAM PRA ELA DEIXAR DE PREOCUPAR COM OS OUTROS. DEIXASSE CADA UM COM SEUS PROBLEMAS. MAS, DOCINHO NÃO GOSTAVA DAQUILO. QUERIA AJUDAR.

SEMPRE QUE ESTAVA BRINCANDO OU TRABALHANDO VIA, DO OUTRO LADO DO VALE, UMA FORMIGA MENINA, QUIETA E TRISTE. QUERIA SABER O QUE ACONTECIA COM ELA. NÃO TINHA COMO ATRAVESSAR, E NINGUÉM AJUDAVA ELA ATRAVESSAR O VALE.

PENSOU EM PEDIR CARONA AO SABIÁ MAS FICOU COM MEDO DELE APROVEITAR E A COMER.

IMAGINOU VOAR NO VENTO, MAS, E SE O VENTO NÃO VOLTASSE COM ELA!

TENTOU FAZER UMA PONTE PARA ATRAVESSAR. CADA PEDACINHO DE MADEIRA QUE TRAZIA, ERA PEQUENO E CAÍA NO FUNDO DO VALE.

POBRE DOCINHO!

ELA NÃO DESANIMOU. QUERIA APROXIMAR DAQUELA MENINA FORMIGA.

PEDIU AJUDA SEUS IRMÃOS, AMIGOS E PAIS. NINGUÉM QUIZ AJUDAR. DIZIA PRA DEIXAR CADA UM COM SEU PROBLEMA.

UM DIA, JÁ CANSADA, OLHOU O FUNDO DO VALE E VIU QUE AS MADEIRINHAS QUE CAÍAM ESTAVAM ENCHENDO O VALE E DEIXANDO MAIS RASO.

ELA FICOU MUITO ANIMADA E COMEÇOU A CARREGAR MAIS COISAS E JOGAR ALI. O VALE ENCHEU E ELA CONSEGUIU ATRAVESSAR.

FELIZ, FOI ENCONTRAR AQUELA MENINA FORMIGA.

AO CHEGAR ONDE ELA ESTAVA TEVE UMA SURPRESA. A FORMIGUINHA NÃO PODIA ANDAR. SUA FAMILIA DEIXAVA ELA ALI PARA QUE UM PASSARINHO A COMESSE.

A FORMIGUINHA CHORAVA MUITO PORQUE QUERIA ANDAR.

DOCINHO VOLTOU PRA CASA MUITO CHATEADA. O QUE PODERIA FAZER PARA AJUDAR?

NA ESCOLA, DOCINHO OUVIU A PROFESSORA FALAR EM AJUDAR OS OUTROS. PENSOU E PERGUNTOU A ELA COMO PODERIA AJUDAR A AMIGA.

A PROFESSORA DISSE QUE ERA PRECISO UMA CADEIRA DE RODAS. ASSIM A FORMIGUINHA PODERIA ANDAR, ESTUDAR, TRABALHAR IGUAL A TODAS.

DOCINHO PASSOU A NOITE PENSANDO. LOGO CEDO, ANTES DO SOL DOURAR AS PLANTAS, ATRAVESSOU O VALE E INICIOU SEU TRABALHO. USOU UMA FOLHA DURA, SEMENTINHAS PARA SERVIR DE RODAS E CONSTRUIU UMA CADEIRA PARA A AMIGA.

AS DUAS BRINCARAM TODO O DIA. ATÉ ESQUECEU DE UR À AULA.

FICOU FELIZ. A FORMIGUINHA AGORA PODERIA IR NA ESCOLA COM ELA, APRENDEU CUIDAR DA CASA PARA A MAMÃE E TUDO SE TRANSFORMOU.

ELA APRENDEU QUE PRECISA FAZER PONTES PARA ATRAVESSAR OS VALES E PRA ISSO, PRECISA SABEDORIA E PERSISTÊNCIA. QUE NÃO HÁ VSLE TÃO PROFUNDO QUE NÃO POSSA SER ULTRAPASSADO.

AQUELA MENINA CRESCEU E HOJE É UMA PROFESSORA NA ESCOLA QUE ESTUDOU.

QUANTO A DOCINHO, ELA CONTINUOU FAZENDO PONTES PARA AJUDAR OS OUTROS.