O fruto da Gravidade

Lá estava Newton, num belo dia, descansando debaixo da árvore do seu jardim. Estava tudo em tamanha tranquilidade, que se podia até mesmo fechar os olhos e ouvir a natureza emitir sons calmos e agradáveis aos ouvidos.

Quando, de repente, uma maçã, caída em cima da sua cabeça, quebra a tranquilidade.

Pobre Newton. Antes sossegado, e agora, intrigado e com um galo na testa, perguntando a si mesmo:

- "Porque essa maçã caiu?" - é isso o que se passa na sua mente, quando naquele exato momento, ele liga os pontinhos e percebe - "Eu fiz a pergunta certa!"

Depois de refletir um pouquinho mais sobre essa pergunta, Newton teve um ligeiro esboço de uma ideia, como se uma luz branca tivesse passado por prisma em cima do seu cérebro e se fragmentasse em 7 cores de um magnífico arco-íris.

- Eureka! - foi o que o Newton exclamou, quando um amigo seu passava pelo jardim. Curioso, ele perguntou:

- Está tudo bem, Isaac?

- Ah, você não vai acreditar, William. Eu estava aqui embaixo dessa árvore, quando essa maçã, que está aqui nas minhas mãos, caiu na minha cabeça. Depois disso, eu descobri uma coisa.

- Já até sei. Você descobriu um galo na sua cabeça. - disse William, virando de costas - Mas, não se preocupe, eu pego o gelo.

- O quê? Não, William! - falou Newton - Volte, não é nada disso. Deixa eu te explicar. Quando a maçã caiu da árvore, eu percebi que ela foi atraída pela Terra em direção ao chão. E a maçã também atraiu a Terra, só que como ela tinha uma massa menor, a Terra ganhou.

- Espera aí pouquinho, você está me dizendo que a maçã caiu dessa árvore?

- Sim, exatamente.

- Não, é impossível que a maçã tenha caído dela - disse William Winston, sorrindo e apontando para a árvore atrás de Isaac Newton.

- Como assim, Willian? Você não entendeu? - Perguntou Isaac Newton, se levantando do chão - Então, deixa eu te explicar de novo. A maçã permanecia em repouso em relação a árvore aonde estava grudada, sem nenhuma velocidade. Ela atraia a Terra, e a Terra também fazia o mesmo com a maçã. Só que quando, a maçã se soltou, a Terra venceu porque tinha mais massa do que a fruta.

- Mas, isso não é possível.

- É sim, William! - disse Newton, explicando com a fruta na mão - Seria, por exemplo, digamos, como um cabo de guerra entre a maçã e a Terra, no qual a Terra ganhou.

- Newton, a maçã não pode ter caído dessa árvore.

- Mas que coisa, William! Eu te expliquei, expliquei . . . O que foi que você não entendeu, homem?

- Eu entendi toda a sua explicação.

- Mas, então porque você continua dizendo que a maçã não caiu dessa árvore?

- Porque essa árvore não é uma macieira, é uma laranjeira.

Tiago Salpin
Enviado por Tiago Salpin em 19/08/2023
Reeditado em 28/09/2023
Código do texto: T7865211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.